Foquemo-nos no Prioritário e Essencial!!!

Opinião de Ricardo Florêncio, CEO do Multipublicações Media Group

Sónia Almeida
Agosto 25, 2025
10:30

Por Ricardo Florêncio

Temos estado a ser fustigados por notícias (quase) todas com um alto teor negativo: guerras e fogos. Se, sobre as guerras, a nossa capacidade e intervenção e influência é muito escassa, restando-nos a indignação, a revolta, e mesmo a repulsa em relação a tudo o que vai acontecendo, já quanto aos fogos haverá muito a falar. Em primeiro lugar, uma justa homenagem e agradecimento aos bombeiros, outras forças de intervenção, e aos populares, por todo o trabalho e esforço que vêm desenvolvendo no combate a essas calamidades. Mas, por outro lado, não se compreende porque é que se continua a repetir tudo, todos os anos. E muito menos se compreende, porque não se consegue actuar de modo convincente sobre aqueles que incendeiam as florestas, causando uma devastação total, mortes, e prejuízos incalculáveis a diversos níveis, e que nunca serão repostos.

Para além destes horrores, há muito mais. Há muito trabalho a fazer, muitos projectos a desenvolver, muitas decisões e acções. É altura de nos focarmos no prioritário, no essencial, e deixar cair o acessório, os comentários, os “bitaites” (e a expressão não é minha), que só servem para entreter, nada acrescentam e desviam o foco.

Com tudo o que está a acontecer no Mundo, é altura de Portugal se erguer, fazer valer as nossas capacidades, as nossas competências, o nosso valor.

Editorial publicado na revista Executive Digest nº 233 de Agosto de 2025

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.