EDP instala painéis solares a custo zero em famílias da Zona Metropolitana do Porto

A EDP, em parceria com a Agência de Energia do Porto, lança o projeto Solar Solidário – “Energia do Bairro”, permitindo que cerca de 300 famílias em situação de vulnerabilidade económica recebam painéis solares gratuitos em casa.

Fábio Carvalho da Silva e André Mendes
Setembro 5, 2025
10:10

A EDP, em parceria com a Agência de Energia do Porto, lança o projeto Solar Solidário – “Energia do Bairro”, permitindo que cerca de 300 famílias em situação de vulnerabilidade económica recebam painéis solares gratuitos em casa.

O programa prevê a instalação de dois painéis fotovoltaicos por habitação, o que pode representar uma poupança média anual de até 200 euros. Destinado a moradias unifamiliares (próprias ou arrendadas) nos municípios do Porto, Matosinhos, Gondomar, Maia, Valongo, Paredes, Vila do Conde, Santo Tirso, Póvoa de Varzim e Trofa, o projeto procura combater a pobreza energética, promovendo a inclusão social e a transição energética justa.

Para a AdEPorto, parceira técnica do projeto, este é um passo decisivo na concretização de uma transição energética justa. Como sublinha Rui Pimenta, Administrador Executivo da AdEPorto, “o Solar Solidário demonstra que a transição energética só é real quando chega a quem mais precisa. Produzir energia renovável em casa, com impacto direto nas faturas das famílias, é uma forma de combater a pobreza energética e melhorar a qualidade de vida, sem deixar ninguém para trás.”

Podem participar famílias residentes na Área Metropolitana do Porto a Norte do Rio Douro que sejam beneficiárias de tarifa social de eletricidade ou gás, e cujo agregado tenha direito a uma das seguintes prestações sociais mínimas: complemento solidário para idosos, rendimento social de inserção, pensão social de invalidez, complemento da prestação social para a inclusão, pensão social de velhice ou subsídio social de desemprego.

As candidaturas podem ser submetidas por e-mail para solarsolidario@adeporto.eu, ou presencialmente nos balcões dos Energy Hubs de Matosinhos, Gondomar, Maia, Valongo, Paredes, Vila do Conde, Santo Tirso e Póvoa de Varzim. Será necessário apresentar uma fatura de energia e o comprovativo do apoio social. As inscrições decorrem até 31 de dezembro de 2025, sendo a seleção feita por ordem de submissão.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.