Santander Portugal regista lucros de 503,9 milhões na primeira metade do ano

O Santander Totta fechou o primeiro semestre de 2025 com um resultado líquido de 503,9 milhões de euros, um decréscimo face aos 547,7 milhões registados em igual período do ano passado.

André Manuel Mendes
Agosto 1, 2025
12:38

O Santander Totta fechou o primeiro semestre de 2025 com um resultado líquido de 503,9 milhões de euros, um decréscimo face aos 547,7 milhões registados em igual período do ano passado.

Ainda assim, o banco manteve níveis elevados de rentabilidade e eficiência, com um ROTE de 32,9% e um rácio de eficiência de 27,1%, impulsionado por uma estratégia centrada na otimização comercial e operacional.

“Mantivemos uma rentabilidade elevada e uma eficiência de referência, mesmo num contexto de queda das taxas de juro que pressionou a margem financeira”, sublinhou Pedro Castro e Almeida, Presidente Executivo do Banco Santander Portugal.

Entre janeiro e junho, o banco registou um aumento de 60 mil clientes ativos e mais 78 mil clientes digitais, em comparação com o final de junho de 2024. A atividade transacional também aumentou, com um crescimento de 4,2% no número de cartões emitidos e um total de 1,2 milhões de operações diárias de compras e pagamentos — mais 9,6% do que no mesmo período do ano passado.

O crédito total a clientes atingiu os 51,7 mil milhões de euros, um acréscimo homólogo de 10%, impulsionado pela concessão de novos créditos à habitação e a empresas. Já os recursos de clientes ascenderam a 47,7 mil milhões de euros, refletindo uma subida de 5,7%, com destaque para os depósitos (+5,1%) e recursos fora de balanço (+8,8%).

A qualidade da carteira de crédito manteve-se robusta, com o rácio de crédito em incumprimento (NPE) a descer para 1,5% e uma cobertura de 87,1%. O rácio CET1 fully implemented situou-se nos 13,9%.

O banco prossegue igualmente a sua aposta no financiamento sustentável, tendo mobilizado 1,2 mil milhões de euros para apoiar a transição climática de clientes particulares e empresariais.

A atuação do banco foi amplamente reconhecida a nível internacional. Em julho, a Euromoney distinguiu o Santander como o “Melhor Banco em Portugal”, além de lhe atribuir os prémios de “Melhor Banco em Responsabilidade Social Corporativa” e “Melhor Banco de Investimento em M&A”. A Global Finance e a World Finance atribuíram também múltiplos galardões ao banco, entre eles o de “Melhor Banco de Retalho”, “Melhor Banco para PME” e “Melhor Private Banking”.

No domínio dos recursos humanos, o Santander foi reconhecido, pelo terceiro ano consecutivo, como “Top Employer 2025” em Portugal, distinção atribuída pelo Top Employers Institute.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.