O Grupo Vivalto Santé iniciou em Portugal a implementação do seu modelo inovador de co-governação, conhecido como “Terceira Via”, convidando os médicos e médicos dentistas do Grupo Lusíadas Saúde a tornarem-se acionistas da empresa.
Trata-se de uma iniciativa inédita no setor privado da saúde em Portugal, que promove a participação ativa dos clínicos nas decisões estratégicas da organização.
Através de uma oferta privada de subscrição de ações, a operação abrange profissionais da Lusíadas Saúde e da HeyDoc – a rede de clínicas dentárias do grupo –, oferecendo-lhes a oportunidade de adquirir participação no capital do grupo e contribuir para a definição do seu futuro.
O modelo agora introduzido em Portugal já é uma realidade consolidada em França, onde reúne mais de 1.250 médicos acionistas, e insere-se numa estratégia que procura alinhar conhecimento clínico com a visão de gestão. Para reforçar esse alinhamento, será criada uma Comissão Estratégica Médica, composta por médicos acionistas eleitos, representantes da Vivalto Santé e membros da administração da Lusíadas Saúde. Este órgão terá um papel ativo na definição de temas estratégicos, incluindo o crescimento externo em território nacional.
“O lançamento da ‘Terceira Via’ em Portugal representa uma oportunidade única para os nossos médicos influenciarem de forma direta o rumo do Grupo. Mais do que um investimento financeiro, trata-se de um compromisso conjunto com a qualidade dos cuidados de saúde, a inovação e o futuro da saúde em Portugal”, sublinha Vasco Antunes Pereira, CEO do Grupo Lusíadas Saúde.
O Diretor-Geral da Vivalto Santé, Emmanuel De Geuser, destaca: “Este modelo, com 15 anos de sucesso em França, promove uma colaboração única entre médicos e gestores, tornando-nosmais ágeis e preparados para responder às necessidades de um setor em constante evolução. Estamos muito entusiasmados por trazer a ‘Terceira Via’ para Portugal.”
Fundado em 2009 por Daniel Caille, o Grupo Vivalto Santé é hoje o terceiro maior grupo de hospitalização privada em França e um dos maiores operadores da saúde privada na Europa. Conta com cerca de 100 unidades em França, Suíça, Portugal, Espanha, Eslováquia e República Checa, registando um volume de negócios anual de aproximadamente 2,8 mil milhões de euros.
Já a Lusíadas Saúde, adquirida pela Vivalto em 2023, tem uma presença alargada em território nacional, com 14 unidades de saúde e 31 clínicas dentárias distribuídas de norte a sul do país.














