A partir desta terça-feira já é possível realizar pagamentos à Segurança Social através do MB Way diretamente na aplicação móvel oficial, uma medida que pretende facilitar o cumprimento das obrigações contributivas e reduzir significativamente a afluência aos balcões de atendimento.
A funcionalidade, integrada na estratégia de digitalização em curso, foi ontem disponibilizada no portal online da Segurança Social e fica hoje operacional também na app, alargando o canal de pagamento digital a uma camada ainda mais vasta da população.
Segundo fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, a introdução do MB Way como meio de pagamento pretende “aproximar o Estado das pessoas, com soluções mais simples, rápidas e adaptadas ao quotidiano”.
“A introdução do MB WAY como novo canal de pagamento da Segurança Social representa um passo significativo na modernização dos serviços públicos”, afirmou Luís Farrajota, presidente do Instituto de Informática da Segurança Social, numa nota enviada à agência Lusa.
Menos filas e menos papel: objetivo é acabar com pagamentos presenciais
Com esta nova medida, o Instituto de Informática da Segurança Social estima uma redução de cerca de 70% nos pagamentos presenciais realizados nos balcões da Segurança Social, o que equivale a mais de 500 mil pessoas por ano.
Em 2023, mais de 700 mil cidadãos deslocaram-se fisicamente a um posto de atendimento apenas para efetuar pagamentos, e este ano, até ao momento, já foram registados mais de 200 mil atendimentos presenciais com esse fim.
No caso dos trabalhadores do serviço doméstico, o pagamento por MB Way estará disponível a partir de quinta-feira, 1 de agosto, no portal da Segurança Social. Para este grupo específico, o instituto espera mesmo “a eliminação total dos pagamentos em tesouraria”, face às limitações e constrangimentos que têm sido reportados nos métodos atualmente disponíveis — como o homebanking, multibanco ou o pagamento presencial.
“Em 2024, o pagamento efetuado na tesouraria para estes trabalhadores representou 30% dos pagamentos. Este ano de 2025, a situação mantém-se”, acrescenta o organismo liderado por Luís Farrajota.
Medida estava prevista apenas para 2026, mas foi antecipada
Inicialmente, o lançamento do pagamento por MB Way à Segurança Social estava previsto apenas para 2026. No entanto, o Governo decidiu antecipar a implementação da medida, no âmbito do programa de digitalização e desburocratização dos serviços públicos, com o intuito de descongestionar o atendimento presencial e acelerar a modernização da relação entre os cidadãos e a Segurança Social.
A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Rosário Palma Ramalho, salientou no final de abril que o programa “Primeiro Pessoas”, que está a ser implementado no sector, permitiu retirar 450 mil pessoas do atendimento presencial desde janeiro, poupando tempo e recursos tanto à Administração Pública como aos contribuintes.
“A nova opção de pagamento por MB WAY é mais um passo decisivo dos vários que ainda serão dados este ano”, afirmou a ministra, reforçando que esta transformação digital “está a poupar tempo às pessoas e empresas”.
Com a integração do MB Way na aplicação da Segurança Social, o Governo reforça assim a aposta na digitalização e simplificação dos processos, promovendo maior autonomia dos contribuintes e reduzindo a dependência do atendimento presencial.














