Depois de atingir recentemente um novo recorde histórico ao ultrapassar os 120 mil dólares, a Bitcoin poderá continuar a valorizar-se em 2025, com previsões a apontar para máximos acima dos 160 mil dólares. No entanto, entre analistas e especialistas, cresce também a preocupação com uma possível bolha especulativa.
De acordo com um estudo da fintech britânica Finder, que recolheu previsões de 24 especialistas do setor, o preço médio do Bitcoin poderá atingir os 162.353 dólares (cerca de 139 mil euros) este ano, antes de estabilizar nos 145.167 dólares (aproximadamente 124 mil euros). As estimativas mais otimistas apontam para um pico de 250 mil dólares, enquanto as mais conservadoras preveem quedas até aos 70 mil dólares.
Regulação europeia e ETFs impulsionam mercado
Przemysław Kral, CEO da corretora Zondacrypto, atribui parte do recente impulso da Bitcoin a fatores como a crescente clareza regulatória, novas utilidades da criptomoeda — como os pagamentos — e condições económicas favoráveis. Em declarações à EuronewsKral destaca ainda o papel da regulação europeia, nomeadamente o regulamento MiCA (Markets in Crypto-Assets), que criou um quadro legal uniforme para os criptoativos na União Europeia.
Bolha especulativa à vista?
Apesar do entusiasmo, há quem alerte para o risco de uma bolha. Ravi Sarathy, professor de estratégia internacional na Universidade Northeastern, lembra que grandes instituições, como a MicroStrategy — que detém mais de 65 mil milhões de dólares em reservas de Bitcoin — estão a contribuir para a escalada do preço. Mas, segundo o académico, essa valorização pode não estar sustentada em fundamentos económicos sólidos, revela a mesma fonte.
Além disso, o limite máximo de emissão de Bitcoin (21 milhões) continua a impulsionar a procura, o que tem originado estratégias empresariais focadas na criação de “Tesouros de Ativos Digitais”, com vista à captação de investimento em diversas criptomoedas.
Comprar ou esperar?
Apesar das incertezas, 61% dos especialistas ouvidos pela Finder acreditam que este é um bom momento para comprar Bitcoin. Ainda assim, recomendam cautela. “Com tanto entusiasmo, surge a necessidade de prudência. Ninguém sabe ao certo se o preço vai subir ou descer”, alerta Przemysław Kral.
Kadan Stadelmann, CTO da Komodo Platform, acredita que o valor continuará a subir nos próximos meses, com um possível pico no primeiro trimestre de 2026, antes de entrar num novo ciclo de queda.
A longo prazo, o otimismo é ainda mais pronunciado: o estudo da Finder aponta para valores na ordem dos 458 mil dólares até 2030 e mais de um milhão de dólares até 2035.














