Milícias apoiadas pelo Irão atacam com drones campo de petróleo e gás dos EUA no Iraque

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade: no entanto, de acordo com fontes de segurança do Curdistão iraquiano, as investigações iniciais concluíram que os ataques partiram de áreas controladas por milícias apoiadas pelo Irão

Francisco Laranjeira
Julho 16, 2025
12:32

Um campo de petróleo e gás dos Estados Unidos, situado na região do Curdistão iraquiano, foi alvo de um ataque de drone, revelou esta quarta-feira a revista ‘Newsweek’.

Nenhum grupo assumiu a responsabilidade: no entanto, de acordo com fontes de segurança do Curdistão iraquiano, as investigações iniciais concluíram que os ataques partiram de áreas controladas por milícias apoiadas pelo Irão.

A embaixada americana no Iraque disse que os campos de petróleo de Khormala e Sarsang, administrados pela HKN Energy, foram atingidos por drones na segunda e terça-feira.

A produção no campo de Sarsang foi interrompida, de acordo com a Reuters, sendo que há imagens que mostram as consequências devastadoras dos ataques.

A embaixada dos EUA pediu ao Governo iraquiano que “exerça a sua autoridade para impedir que atores armados lancem esses ataques contra locais dentro do seu próprio território”.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.