Desde o início do estado de emergência (cujas principais medidas entrarem em vigor este domingo), já foram detidas sete pessoas pelo crime de desobediência, afirmou o ministro da Administração Interna.
“Verificaram-se sete detenções por constatação de factos de crime de desobediência”, revelou Eduardo Cabrita durante a sua intervenção deste domingo à noite.
“Um dos casos foi particularmente grave porque foi de violação do dever de confinamento, que protege não só o cidadão afetado pela doença mas visa proteger toda a sociedade”, explicou o ministro.
“Os restantes seis casos foram situações de incumprimento das indicações das forças de segurança relativamente a comportamentos ou situações de circulação ou ajuntamento não admissíveis”, esclareceu.
Ainda assim, o ministro destacou “o espírito de responsabilidade” da maioria dos portugueses, notando que a acção das forças policiais foi “maioritariamente pedagógica” no sentido de alertar para as condições do estado de emergência, com “situações pontuais de aglomeração”.







