Covid-19: Trump declara estado de emergência

O Presidente norte-americano declarou estado de emergência nacional, esta sexta-feira, devido ao surto de Covid-19, com o objectivo de acelerar a chegada de mais ajuda.

Simone Silva

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou estado de emergência nacional, esta sexta-feira, devido ao surto de Covid-19, com o objectivo de acelerar a chegada de mais ajuda federal para os estados e municípios.

O Presidente anunciou a medida esta tarde em conferência de imprensa, em plena escalada da pandemia e numa altura em que a vida dos norte-americano já está completamente alterada: as escolas estão, na  sua maioria, fechadas, as competições desportivas foram suspensas, as atividades culturais canceladas e milhões de pessoas estão a trabalhar de casa.

Trump tem sofrido uma pressão crescente para agir em conformidade com os outros governantes e presidentes, intensificando acções para mitigar a propagação do vírus, ao encerrar escolas e cancelar eventos públicos.

A declaração de estado de emergência nacional vai permitir ao governo americano ter recursos adicionais de cerca de 42 mil milhões de dólares para combater a epidemia, isto porque ao ser declarado, o país tem direito a solicitar uma percentagem de financiamento de 75%, para despesas que incluem equipas de emergência, exames médicos, fornecimento de produtos de saúde, vacinas, segurança para instalações médicas e muito mais.

Esta acção marca também uma reviravolta para Donald Trump, que tem comparado repetidamente o novo coronavírus com uma gripe sazonal, insistindo que o seu governo tinha a situação controlada.

Continue a ler após a publicidade
Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.