Lego aumenta lucros com novos produtos
A empresa dinamarquesa melhorou os lucros em 2012, aumentando em 25% as vendas na sequência do lançamento de novas linhas de produtos.
As receitas da Lego relativas ao ano passado foram de 4 mil milhões de dólares, uma subida de 25% em comparação com 2011 e quase o triplo de 2007.
«São resultados muito satisfatórios e melhores do que esperávamos no início do ano. Isto deve-se, primeiro e principalmente, ao facto de termos sido capazes de desenvolver e lançar produtos que as crianças em todo o mundo colocaram no topo das suas listas de desejos em 2012». O presidente executivo da Lego, Jorgen Vig Knudstorp, explicou assim o sucesso da empresa, acrescentando que 60% das vendas do ano passado consistiram em novos produtos.
O lançamento de linhas como a Lego City, a Star Wars e a Lego Friends registaram um forte interesse. Esta última conseguiu mesmo recolher a atenção do público infantil feminino na América do Norte, Ásia e Europa, embora os legos sejam preferência mais comum de rapazes.
O lucro operacional da Lego pulou de 1,1 milhões de dólares, em 2011, para 1,4 milhões. O resultado líquido passou de 776 milhões de dólares para 969 milhões.
Quanto a perspectivas para este ano, a Lego anunciou que será um exercício difícil, embora tenha expectativas positivas para o desempenho de novos produtos. A empresa já comunicou que irá encerrar uma das fábricas na Dinamarca, com a perda de 380 postos de trabalho, e abrir um pólo de produção na Hungria, expandindo ainda na República Checa.