Escritor Luis Sepúlveda com coronavírus deixa quatro colaboradores da Porto Editora em quarentena

Autoridade de Saúde está a pedir a quem esteve em contacto com o escritor que contraiu o Covid-19 para ligar para a linha SNS 24.

Revista de Imprensa

A Direção-Geral da Saúde (DGS) está a recomendar a todas as pessoas que estiveram em «contacto próximo» com o escritor chileno Luis Sepúlveda, a quem foi detectado coronavírus, e com a sua mulher, a poetisa Carmen Yáñez Hidalgo, entre os dia 18 e 23 de Fevereiro, no encontro literário Correntes d’Escritas, na cidade da Póvoa de Varzim, para ligarem para a linha SNS 24 (808 24 24 24).

De acordo com o “Correio da Manhã” (CM), a Porto Editora, que edita em Portugal os livros do escritor de origem chilena, obrigou os quatro colaboradores que estiveram em contacto com o casal na Póvoa de Varzim a permanecerem em casa, por indicação da DGS.

Os quatro profissionais da nossa editora que estiveram com o escritor e com a mulher vão permanecer em casa durante 14 dias por indicação da DGS», explicou Paulo Gonçalves, porta-voz da editora, ao “CM”, sublinhando que «estão todos bem, não têm sintomas, mas estão todos em ligação diária connosco. Estão atentos aos possíveis sintomas e com obrigatoriedade de monitorizar a temperatura».

O jornal adianta que a Direção-Geral da Saúde está em contacto directo com Manuela Ribeiro, a organizadora do evento literário no qual estiveram presentes mais de cem escritores, na sua maioria portugueses, espanhóis e africanos.

O escritor Luis Sepúlveda, de 70 anos, não terá saído de Gijón, nas Astúrias, Espanha, nos 14 dias antes de chegar à Póvoa de Varzim, para participar no encontro literário Correntes d’Escritas, entre os dias 19 e 23 de Fevereiro. «O escritor saiu de carro de Gijón no dia 18, com a mulher (Carmen Yáñez Hidalgo), viajou até à Póvoa de Varzim, instalou-se no Hotel Beira Mar e quando chegou ao evento já tinha sintomas de estar bastante constipado», de acordo com Paulo Gonçalves, da Porto Editora.

Continue a ler após a publicidade

Sepúlveda esteve presente na abertura oficial do festival literário no dia 19, participou num painel no dia 20 na Sala Garrett, a maior do certame, e regressou a Gijón de carro no dia 23, depois de findo o encontro cultural que juntou mais de cem escritores de várias línguas e nacionalidades, em que estiveram figuras como o humorista Ricardo Araújo Pereira ou o secretário de Estado da Cultura, Nuno Artur Silva.

No dia 25 de Fevereiro, deu entrada num hospital privado onde lhe foi diagnosticada a contaminação pelo Covid-19. A mulher está sob observação.

Partilhar

Edição Impressa

Assinar

Newsletter

Subscreva e receba todas as novidades.

A sua informação está protegida. Leia a nossa política de privacidade.