Homem detido após invadir propriedade de Trump no luxuoso resort de Mar-a-Lago

Um antigo agente imobiliário foi detido por invasão de propriedade após saltar um muro na luxuosa estância Mar-a-Lago, em Palm Beach, propriedade do ex-presidente Donald Trump. O incidente ocorreu na quarta-feira, pelas 18h, quando a polícia de Palm Beach respondeu a um pedido de assistência do Serviço Secreto dos Estados Unidos relacionado com um intruso no local.

Bijan Ty Arceo, de 32 anos, residente em Sunny Isles, na Florida, foi identificado como o invasor. De acordo com o relatório de causa provável, obtido pela Newsweek, Arceo acedeu à propriedade através da South Ocean Boulevard, perto de um portão de serviço a norte, e foi imediatamente detido após ser avistado a escalar um muro próximo de um portão fechado, sinalizado com avisos de “Proibida a Entrada”.

O Serviço Secreto confirmou que Arceo não tinha autorização para aceder à área, que é protegida por legislação federal. “Embora o incidente não tenha tido impacto nas nossas operações de proteção, levamos este tipo de situação muito a sério”, afirmou a agência num comunicado à Newsweek.

Mar-a-Lago, que se tornou uma área federalmente protegida em julho do ano passado, após uma tentativa de assassinato de Trump num comício na Pensilvânia, possui medidas de segurança rigorosas, incluindo portões altos e placas de proibição de entrada em todo o perímetro.

Arceo foi presente ao tribunal na quinta-feira, onde se declarou inocente da acusação de invasão com intenção de cometer um crime. O juiz Ashley Zuckerman fixou uma fiança de 20.000 dólares e ordenou que Arceo se mantivesse afastado de Trump, da propriedade Mar-a-Lago e de qualquer área federal restrita.

Apesar de inicialmente permanecer sob custódia, Arceo foi libertado no final da quinta-feira. O próximo julgamento está agendado para 30 de janeiro, segundo os registos judiciais e prisionais.

Antes deste incidente, Arceo foi licenciado como corretor imobiliário no Colorado, onde exerceu entre 2016 e 2019. Registos online indicam que o indivíduo mantém ligações com Los Angeles, Denver e Superior, Colorado. No seu perfil de Facebook, Arceo menciona o interesse por xamanismo, incluindo frases como: “Mergulha profundamente na tua sombra para despertar a tua verdade interior”.

No momento da invasão, Trump não estava em Mar-a-Lago, encontrando-se em Washington após a sua recente tomada de posse presidencial. Segundo o Serviço Secreto, qualquer visitante que deseje aceder à área protegida de Mar-a-Lago deve ser previamente submetido a uma triagem de segurança.