Estilista francês Louboutin envolvido em polémica por construção ilegal em Melides
Uma das 42 construções ilegais identificadas pela Câmara Municipal de Grândola pertence ao designer francês Christian Louboutin. A habitação, localizada na faixa de proteção da margem direita da Lagoa de Melides, foi embargada pelos serviços municipais e está em processo de demolição.
O projeto foi igualmente denunciado ao Ministério Público por violar regras urbanísticas na área protegida da Rede Natura 2000. Segundo as autoridades, a obra, com 80 metros quadrados, não possuía o controlo prévio obrigatório previsto no Regime Jurídico de Urbanização e Edificação, revela o ‘Negócios’.
O criador dos famosos sapatos de sola vermelha é uma das figuras mediáticas que elegeu Melides como refúgio e local de investimento. Em 2013, Louboutin inaugurou um hotel na região, chamado Vermelho, e está a desenvolver outro projeto hoteleiro na margem esquerda da Lagoa, que deverá abrir em 2026. Paralelamente, é membro da Interdital Melides, uma associação que promove boas práticas ambientais, reforçando a sua ligação à comunidade local. A autarquia sublinha, no entanto, que a infração em causa foi detetada numa fiscalização de rotina e “não tem a ver com a pessoa em si”.
A pressão turística sobre Grândola tem fomentado um aumento de construções ilegais, especialmente em Melides. Desde 2020, a Câmara levantou 42 autos de notícia por intervenções urbanísticas sem autorização, incluindo casas pré-fabricadas, contentores marítimos e piscinas.