Quase 80% dos professores diz que os alunos têm dificuldade em ver televisores de ecrã plano nas aulas, revela estudo
A propósito do Dia Internacional da Educação, que se assinala esta sexta-feira, um novo estudo europeu conduzido pela Epson revelou preocupações significativas entre os professores portugueses quanto à utilização de televisores de ecrã plano nas salas de aula. Mais de três quartos dos docentes (78%) afirmam que os alunos enfrentam dificuldades de visibilidade durante as aulas, com impactos negativos na participação e colaboração.
De acordo com o estudo, 44% dos professores relataram que os alunos sentados no fundo da sala têm dificuldade em visualizar os conteúdos apresentados em televisores de ecrã plano, em comparação com os colegas da frente e do centro. Outros 41% indicaram problemas semelhantes para os alunos posicionados nas laterais da sala. Além disso, reflexos e brilho foram frequentemente apontados como fatores que agravam a situação.
Para mitigar essas dificuldades, 61% dos professores em Portugal afirmaram que frequentemente reorganizam os lugares dos alunos na sala de aula, enquanto 91% admitem fazê-lo pelo menos ocasionalmente, de forma a garantir que nenhum aluno tenha sempre uma “má visibilidade”.
Tecnologias alternativas podem fazer a diferença
O estudo destacou que a adoção de tecnologias alternativas, como projetores interativos, poderia transformar a dinâmica de ensino e aprendizagem. Quase metade dos professores inquiridos (45%) acredita que estas soluções garantem que todos os alunos conseguem ver claramente os materiais apresentados. Outros benefícios apontados incluem:
- Maior envolvimento e aprendizagem prática (46%);
- Apoio à aprendizagem em grupo (41%);
- Criação de um foco comum na sala de aula (36%).
A preferência por projetores interativos é consistente com as decisões do Ministério da Educação, que tem confiado nestes dispositivos como recurso principal nas salas de aula do país.
A falta de tecnologia adequada foi identificada como um fator que prejudica a dinâmica da sala de aula. De acordo com 64% dos professores, a participação e a colaboração são frequentemente ou ocasionalmente afetadas pela inadequação das ferramentas tecnológicas disponíveis.
A Dra. Sarah Henkelmann Hillebrand, especialista em tecnologia para educação da Epson Europe, sublinhou os benefícios das soluções baseadas em projetores interativos: “As escolas têm uma enorme oportunidade de melhorar a aprendizagem e o desempenho simplesmente escolhendo diferentes tecnologias – por exemplo, projetores interativos em vez de televisores de ecrã plano. Proporcionam imagens muito maiores e mais luminosas para garantir uma excelente visibilidade a todos os alunos. Além disso, tornam mais fácil incentivar a participação e a colaboração, permitindo que todos na sala possam interagir e fazer anotações sobre o conteúdo.”
A pesquisa, encomendada pela Epson, foi realizada entre agosto e setembro de 2024, através da plataforma Focaldata, envolvendo 4239 professores e 20.690 pais de crianças entre os 8 e os 16 anos em 20 países europeus.