Sistema de pensões tem buraco de 14,7 mil milhões de euros, alerta Tribunal de Contas

Há um buraco no sistema de pensões de 14,7 mil milhões de euros até 2042, apontou esta quinta-feira o ‘Correio da Manhã’, após alerta do Tribunal de Contas numa auditoria ao ‘Relatório sobre a sustentabilidade financeira da Segurança Social’ presente nas propostas de lei do Orçamento do Estado de 2018 e 2024.

De acordo com a auditoria, “quando as responsabilidades de ambos os sistemas contributivos de proteção social são apresentados conjuntamente [da Segurança Social e da Caixa Geral de Aposentações], revela-se um agravamento do peso do saldo negativo no PIB até 2042 (cerca de -4,4% do PIB real, correspondente a 14.788 milhões de euros).

Este é, de acordo com o Tribunal de Contas, “um risco para o atual nível de benefícios garantido”, tanto para os atuais como futuros pensionistas dos dois sistemas.

No entanto, as projeções apresentadas não são completas nem abrangentes, prejudicando “a compreensão dos riscos financeiros, económicos e demográficos que recaem sobre a sustentabilidade global com a proteção social2.