Jovem hacker de 15 anos em Itália ‘obriga’ navios a mudar de rota do Mediterrâneo por diversão

Um jovem de 15 anos de Cesena, em Itália, foi presente ao Tribunal de Menores de Bolonha por diversos crimes informáticos: vão desde a modificação dos seus boletins de notas até à alteração das rotas dos petroleiros. De acordo com a publicação ‘Corriere di Romagna’, o rapaz começou quase por brincadeira a encontrar forma de entrar em locais protegidos, em particular o do Ministério da Educação transalpino. A razão? Poder ter acesso aos arquivos dos boletins digitais do Instituto Técnico de Cesena e melhorar as suas notas nas disciplinas em que estava atrasado.

Depois dos registos escolares, o rapaz entrou nos portais informáticos com rotas de petroleiros e dos navios de transporte que navegam no Mar Mediterrâneo: uma vez lá dentro, alterou as rotas de alguns petroleiros, obrigando-os a desviar-se das rotas programadas – e tudo isto a partir do seu próprio computador, sentado no seu quarto.

A alteração dos planos de rota dos navios desencadeou a investigação das autoridades italianas: os responsáveis de segurança informática conseguiram identificar os acessos e estabelecer que que partia da zona de Cesena. Dada a sua idade, a queixa foi apresentada no Tribunal de Menores de Bolonha, que irá agora estudar a forma de proceder.