Putin felicita Trump pela tomada de posse e diz estar aberto ao diálogo sobre a Ucrânia e armas nucleares
Vladimir Putin felicitou esta segunda-feira o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pela tomada de posse de Trump em Washington e disse estar aberto ao diálogo com o novo Governo americano sobre a Ucrânia e as armas nucleares, indicou a agência ‘Reuters’.
O presidente russo, que disse querer garantir uma paz duradoura na Ucrânia em vez de um cessar-fogo curto, fez os comentários durante uma reunião do Conselho de Segurança russo.
“Também estamos abertos ao diálogo com o novo Governo americano sobre o conflito ucraniano”, disse Putin numa reunião com ministros transmitida pela televisão russa. Qualquer acordo deve garantir “uma paz duradoura baseada no respeito pelos interesses legítimos de todas as pessoas”, acrescentou.
Durante a campanha eleitoral, Trump declarou em diversas ocasiões que teria um acordo em vigor entre a Ucrânia e a Rússia no seu primeiro dia na Casa Branca: no entanto, no final de outubro, fez uma mudança subtil na sua retórica, começando a garantir que poderia resolver a guerra “muito rapidamente”.
No início deste mês, Donald Trump informou que prepara uma reunião com Vladimir Putin, embora sem dar uma data exata para o encontro. O Kremlin afirmou estar aberto às negociações, mas até ao momento não foi confirmado qualquer detalhe.