Navio-espião russo passa ao largo de Portugal acompanhado pela Marinha nacional e contratorpedeiro dos EUA
O ‘Yantar’, um navio-espião russo com capacidade para interferir nas infraestruturas críticas submarinas, passou ao largo de Portugal continental neste fim de semana – mais concretamente, apontou o ‘Correio da Manhã’, entre as 19h30 da passada sexta-feira e as 5 horas de domingo.
O navio russo foi acompanhado pela Marinha portuguesa, assim como uma aeronave da Força Aérea: pela primeira vez, esteve também sob o olhar atento de um contratorpedeiro dos Estados Unidos.
O ‘Yantar’ esteve no Mar Mediterrâneo desde novembro último, e na semana passada colocou os seus veículos para exploração a grandes profundidades no local onde, a 24 de dezembro último, naufragou o navio russo ‘Ursa Major’, após uma explosão a bordo. Desde então, Moscovo mostrou interesse nos destroços e pode ter ido destruir material militar classificado, sendo que a bordo estaria equipamento para um projeto nuclear. No entanto, o ‘Yantar’ é um navio com capacidade para detetar e mapear infraestruturas submarinas.
No encalço do navio russo esteve a fragata ‘D. Francisco de Almeida’ e o patrulha ‘Setúbal’: já a Força Aérea detetou e monitorizou o ‘Yantar’ durante “uma missão de rotina”.