Confiança dos russos em Putin sofre maior queda em seis anos
A confiança dos russos no seu presidente Vladimir Putin, registou, no mês passado, a maior queda dos últimos seis anos, de acordo com um estudo de opinião do Levada, realizado nesta quarta-feira. Apesar desse facto, o índice de aprovação do líder russo continua alto, avança a Reuters.
O ‘rating’ de aprovação de Putin caiu drasticamente, depois de o presidente ter decidido aumentar a idade da reforma em 2018, contudo conseguiu estabilizar-se, subindo ligeiramente para os 68%, segundo o estudo.
Apesar dessa recuperação, a confiança do público russo no seu presidente continuou a diminuir, atingindo no mês passado os 35%, uma queda acentuada em contraste com os 59% verificados em Novembro de 2017, diz o estudo.
Denis Volkov, sociólogo e autor do estudo, revelou que o nível de confiança registado em Janeiro foi o mais baixo desde a anexação da Crimeia pela Rússia em 2014.
A sondagem foi realizada de 23 a 29 de Janeiro, contando com um total de 1.603 participantes, de toda a Rússia.
Volkov referiu que os resultados mostram que apesar de os russos ainda aprovarem Putin, estão de certa forma «cansados» da sua figura política. «É uma situação em que o aprovam, mas a sua figura encontra-se diminuída. Putin não é considerado insubstituível, contudo o seu trabalho é aprovado», termina o autor do estudo citado pela Reuters.
O mandato actual de Putin termina em 2024, contudo o presidente russo anunciou mudanças constitucionais, no mês passado, que são vistas como uma ajuda no aumento do seu poder de controlo, após deixar o cargo.