Nem os mais poderosos estão a salvo de burlas: Esta primeira-ministra foi vítima de esquema com chamada que usa IA

Numa altura em que os cibercriminosos aprimoram os seus métodos e desenvolvem cada vez mais esquemas com recurso aos últimos avanços tecnológicos, nem os líderes mundiais estão imunes às burlas (sejam elas por telefone, mensagem, e-mail ou outros), como revelou recentemente a primeira-ministra da Tailândia, Paetongtarn Shinawatra. Num episódio que demonstra a sofisticação crescente das fraudes, Paetongtarn foi alvo de uma tentativa de burla através de uma chamada que utilizava inteligência artificial (IA) para imitar a voz de um conhecido chefe de governo.

A primeira-ministra tailandesa revelou ter recebido uma mensagem de voz que imitava perfeitamente a voz de um líder mundial, cujo nome não foi divulgado. “A voz era muito clara e reconheci-a imediatamente”, explicou Paetongtarn. A mensagem inicial parecia amigável e profissional, com frases como “Como estás? Quero trabalhar contigo”. No entanto, a situação tornou-se suspeita quando Paetongtarn perdeu uma chamada do mesmo número e recebeu outra mensagem, desta vez pedindo um donativo.

“A mensagem dizia: ‘É o único país [da Associação das Nações do Sudeste Asiático] que ainda não fez um donativo’, enfatizando o pedido. Fiquei surpreendida por um momento e percebi que algo estava errado”, relatou a líder tailandesa, acrescentando que a burla provavelmente usou IA para clonar a voz do líder mundial.

Crescente ameaça de burlas no Sudeste Asiático
O Sudeste Asiático tem sido um foco de burlas sofisticadas, muitas das quais são facilitadas por avanços tecnológicos e a instabilidade em regiões como Myanmar. Organizações criminosas transnacionais têm explorado estas condições para criar uma indústria de fraudes que movimenta milhões de euros. Em janeiro deste ano, um ator chinês foi atraído a Banguecoque com a promessa de um casting para um filme, apenas para ser sequestrado e levado para Myawaddy, Myanmar, um notório centro de ciberfraude.

Da mesma forma, há milhares de casos de pessoas que são traficadas para Myanmar com promessas de empregos de alto nível, mas acabam em centros criminosos onde são obrigadas a participar em esquemas de fraude, muitas vezes envolvendo criptomoedas.

Com o rápido avanço da tecnologia de IA, especialistas alertam que o uso de inteligência artificial para clonagem de vozes pode tornar-se uma ameaça ainda maior. Ferramentas como o Voice Engine da OpenAI, que podem replicar vozes humanas, levantam preocupações significativas sobre o potencial de uso indevido. Embora a OpenAI tenha inicialmente limitado o acesso a essa tecnologia devido a riscos de segurança, a possibilidade de sua disseminação levanta o espectro de fraudes ainda mais sofisticadas no futuro.

Paetongtarn Shinawatra, que assumiu o cargo de primeira-ministra em agosto de 2024, é a terceira membro da sua família a liderar o governo tailandês, seguindo os passos do seu pai e da sua tia. Antes de se tornar primeira-ministra, iniciou a sua carreira política como chefe do Comité Consultivo de Inclusão e Inovação do partido Pheu Thai, em 2021.