Gestores portugueses mais preocupados com a situação internacional em dezembro

A maior preocupação dos gestores portugueses em dezembro centrou-se na “situação internacional” que aumentou em relação ao mês anterior, segundo o barómetro do Fórum dos Administradores e Gestores de Empresas (FAE) hoje divulgado.

A preocupação com a situação internacional subiu de 32% para 40,2% em dezembro de 2024, seguida do aumento das preocupações com os “impostos e tributação”, de 6,8% para 12,2%.

Em sentido contrário, as preocupações dos gestores com “Governo e política” baixaram de 16,5% para 12,2%, e as preocupações com a “contratação e retenção de talentos” também recuaram de 18,4% para 14,6%.

As questões com a “concorrência e modelo de negócio” seguiram a mesma tendência, e baixaram de 6,8% para 4,9%, assim como as preocupações com “legislação e regulação”, que passaram de 6,8% para 2,4%.

Segundo o barómetro, as preocupações relativamente à “taxa de inflação”, “cadeias logísticas” e “abastecimentos” mantiveram-se.

Em relação ao otimismo, este manteve-se relativamente estável, com uma ligeira descida, continuando negativo desde setembro de 2023.