Montenegro quer Pedro Duarte na corrida à câmara do Porto: ministro reticente com candidatura

Pedro Duarte, ministro dos Assuntos Parlamentares, é a escolha de Luís Montenegro para a Câmara Municipal do Porto: no entanto, revelou o ‘Diário de Notícias’, o social-democrata está “com muitas dúvidas” numa eventual candidatura devido à sua vida profissional, com receio de uma possível incompatibilidade com a sua carreira futura como alto quadro da Microsoft – uma eventual candidatura poderia obrigar Pedro Duarte à desvinculação definitiva na gigante tecnológica.

De acordo com fonte do jornal diário, uma eleição “seria arriscar muito”. “Poderia perder tudo: a eleição para a câmara, a pasta de ministro e, eventualmente, o lugar na Microsoft”, salientou, lembrando que restaria o assento na bancada parlamentar do PSD, o que o líder distrital do PSD-Porto quer evitar. “Montenegro ainda não desistiu, por achar que não haverá risco. Seria uma solução vencedora”, salientou a fonte.

Já fonte próxima de Pedro Duarte garantiu que “neste momento falar de hesitações é especulativo. Uma coisa é certa: o PSD terá sempre um candidato próprio”.

Pedro Duarte tornou-se líder da Distrital do Porto em setembro último e por uma margem arrasadora: 92,1% dos votos. Na altura, assumiu o objetivo de encontrar “um grande candidato” à câmara da Invicta, colocando-se de fora da corrida. “Estou focado nas funções no Governo”, assumiu.

Se Pedro Duarte não assumir a candidatura, a alternativa social-democrata poderá ser Filipe Araújo, um independente ex-PSD e atual líder do movimento de apoio a Rui Moreira, de quem é vice-presidente.