Hoje celebra-se o Dia Mundial da Liberdade consagrada nas Nações Unidas

Em Portugal, o Dia da Liberdade celebra-se a 25 de abril. No entanto, a data internacional, criada pela ONU e proclamada pela UNESCO, para comemorar a liberdade é o dia 23 de janeiro.

A liberdade vem contemplada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, logo no primeiro artigo. “Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e em direitos. Dotados de razão e de consciência, devem agir uns para com os outros em espírito de fraternidade.”

No artigo 2, refere-se que “todos os seres humanos podem invocar os direitos e as liberdades proclamados na presente Declaração, sem distinção alguma, nomeadamente de raça, de cor, de sexo, de língua, de religião, de opinião política ou outra, de origem nacional ou social, de fortuna, de nascimento ou de qualquer outra situação”.

O Dia Mundial da Liberdade foi instaurado para promover a liberdade de expressão, pensamento e movimento. Embora não tenha uma origem unânime, a data tem sido associada a vários eventos históricos que simbolizam a luta pela liberdade.

A escolha do dia 23 de janeiro terá estado relacionada a acontecimentos históricos que destacam a importância da liberdade. Um exemplo marcante é o término de regimes opressores que cercearam direitos fundamentais, assim como a abolição da escravidão em várias partes do mundo e movimentos de independência e soberana nacional.