Festas da tomada de posse de Donald Trump arrancam hoje com receção e fogo de artifício: Marcha das Mulheres protesta nas ruas
A cerimónia de tomada de posse oficial de Donald Trump como 47º presidente dos Estados Unidos será apenas às 12 horas da próxima segunda-feira, mas as cerimónias arrancam este sábado, com uma receção, com lançamento de fogo-de-artifício, no Trump National Golf Club, na Virgínia, um campo de golfe propriedade do presidente eleito.
Este sábado haverá ainda a Receção do Gabinete, uma receção formal aos membros do Gabinete Trump, e o jantar do vice-presidente, para saudar a Vice-Presidência de JD Vance.
Ao mesmo tempo, a Marcha das Mulheres convocou protestos de rua contra Donald Trump para este sábado, dois dias antes da tomada de posse como presidente – o protesto semelhante, em janeiro de 2017, atraiu quase 500 mil pessoas em Washington, e talvez quatro milhões em todos os EUA. No entanto, a adesão este ano tem sido fraca.
A marcha nacional tem atualmente 40.000 confirmações de presenças, mas espera-se uma participação muito superior. Haverá até 300 marchas locais em cidades de todo o país, incluindo Nova Iorque, Filadélfia, Chicago, San Antonio, Denver, Los Angeles, Seattle e Hilo, no Havai.
A Marcha Popular é organizada por uma ampla coligação, cujos parceiros incluem grandes grupos progressistas como a Planned Parenthood, a Organização Nacional para Mulheres, o Abortion Access Now, o Sierra Club, o Movement for Black Lives (M4BL) e os Socialistas Democráticos da América.