O seu telemóvel começou a ter um comportamento estranho? Atenção, veja a sua conta bancária porque pode ter sido roubado

Os cibercriminosos estão a desenvolver novas formas de atacar vítimas e roubar informações pessoais, e uma das técnicas mais preocupantes no momento é a “troca de SIM”.

O ataque começa com um comportamento estranho no telemóvel, como a perda de cobertura de rede, a impossibilidade de fazer ou receber chamadas, ou até mesmo a falha na conexão à internet. Isso pode ser um sinal de que os burlões estão a usar a troca de SIM, um método no qual eles duplicam o seu cartão SIM e ganham acesso a todos os serviços vinculados ao seu número, incluindo a sua app do banco, revela o ‘elEconomista’.

Ao ter controle sobre seu número de telefone, os criminosos conseguem interceptar mensagens de texto e chamadas, incluindo os códigos de autenticação de dois fatores utilizados por muitos bancos para validar transações. Com isso, eles podem transferir dinheiro, alterar senhas e até solicitar empréstimos em seu nome.

A técnica de troca de SIM é alarmante, pois não afeta apenas o seu telemóvel, mas também coloca em risco contas de e-mail, redes sociais e até serviços profissionais. Uma vez com acesso ao seu número, os burlões podem passar despercebidos e causar danos consideráveis à sua privacidade e finanças.

Este golpe cibernético é um lembrete importante de como a segurança digital deve ser uma prioridade para todos. A conscientização e a adoção de medidas preventivas podem ser a chave para proteger seus dados pessoais e financeiros.