Regresso das nuvens traz mudança no estado do tempo em Portugal esta quinta-feira: saiba as regiões mais afetadas
Depois de dois dias (pelo menos…) de elevado frio, o que esperar para esta quinta-feira? De acordo com os especialistas da plataforma ‘LusoMeteo’, haverá uma ligeira mudança no estado do tempo, com o regresso da nebulosidade, que poderá ser persistente, e com nevoeiros no litoral – o mais certo é que esteja presente entre o Cabo Mondego e o Cabo Raso.
“Assim, nessas regiões, a temperatura máxima tende a descer, contrariando o que deverá ocorrer na generalidade do território – uma nova subida da temperatura máxima, com uma massa de ar claramente mais quente”, apontaram, salientando que “essa massa de ar acaba por ter muito menos relevância durante a noite, quando, devido à persistência do vento fraco em muitas regiões, se instala ar bastante frio” – como tal, poderá haver “condições para valores próximos dos 5 graus negativos nos locais mais abrigados, e fortes geadas”.
Ao mesmo tempo, “a poluição continuará em valores mais elevados que o normal, principalmente nos locais onde o vento continuar fraco, e onde se vão acumulando estes poluentes. Só quando o vento ganhar força a poluição acabará por ser dispersada”, relataram os especialistas.
De acordo com o IPMA – Instituto Português do Mar e da Atmosfera -, para esta quinta-feira conte com “céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de mais nebulosidade no litoral oeste, em especial da região Centro” e “vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante norte, tornando-se do quadrante leste nas regiões Norte e Centro no fim do dia, soprando por vezes forte (até 40 km/h) no litoral oeste a sul do Cabo Carvoeiro, em especial durante a tarde, e nas terras altas, em especial até ao fim da manhã e a partir do fim da tarde”.
Os meteorologistas do IPMA alertaram igualmente para a “possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal, em especial nos vales” e um “acentuado arrefecimento noturno” e a “formação de geada”. Por último, espere uma “pequena subida da temperatura mínima no litoral e nas terras altas das regiões Norte e Centro”.
Quais serão os reflexos nos termómetros das principais cidades portuguesas da chegada da nebulosidade?
Lisboa – entre 8 e 16 graus
Porto – entre 2 e 14 graus
Viana do Castelo – entre 1 e 13 graus
Braga – entre -1 e 16 graus
Bragança – entre -2 e 10 graus
Vila Real – entre 1 e 12 graus
Aveiro – entre 4 e 14 graus
Viseu – entre 0 e 14 graus
Coimbra – entre 3 e 14 graus
Guarda – entre 2 e 11 graus
Castelo Branco – entre 7 e 17 graus
Leiria – entre -2 e 16 graus
Santarém – entre 1 e 17 graus
Setúbal – entre 7 e 18 graus
Portalegre – entre 6 e 13 graus
Évora – entre 1 e 13 graus
Beja – entre 1 e 13 graus
Faro – entre 5 e 17 graus
Ponta Delgada – entre 17 e 19 graus
Funchal – entre 15 e 20 graus.