Tabaqueira investe 3,4 milhões de euros em nova central fotovoltaica com 8.000 painéis
Foi hoje dado o pontapé de saída para a construção da nova central fotovoltaica da Tabaqueira, em Albarraque, Sintra. Este projeto, inserido no Programa Energético e Ambiental do Grupo, representa um investimento de 3,4 milhões de euros.
O parque fotovoltaico, que ocupará uma área de 50.000 m² e será composto por cerca de 8.000 painéis, terá uma capacidade de produção de 5,1 MWp. Este avanço permitirá à fábrica da Tabaqueira gerar 40% da eletricidade que consome anualmente, reduzindo a dependência de fontes externas de energia e a emissão de 1.300 toneladas de CO2 por ano. Desde 2019, a Tabaqueira já investiu um total de 13 milhões de euros em projetos para melhorar a eficiência energética e industrial.
Marcelo Nico, Diretor-Geral da Tabaqueira, afirmou que “este novo investimento em Portugal demonstra o compromisso sério que temos para com o país. Estamos a falar de uma fábrica que permite posicionar-nos como o 8º maior exportador nacional e que é o ponto central de uma cadeia de valor muito ampla, que impacta cerca de 50 mil pessoas em todo o território.
O Diretor-Geral da Tabaqueira acrescentou ainda que estão a trabalhar para “aumentar a competitividade de um setor essencial para a indústria e economia de Portugal, respeitando os princípios de preservação da natureza e do ambiente”.
O evento incluiu também a assinatura de um protocolo para a doação de bicicletas elétricas ao Município de Sintra, destinadas ao Bairro da Tabaqueira. As bicicletas farão parte do projeto SMILE, um laboratório vivo de mobilidade sustentável que promove práticas ambientais na comunidade.
Além do novo parque fotovoltaico, que se junta ao já inaugurado em 2022 (responsável por fornecer 10% da energia elétrica para autoconsumo da fábrica), a Tabaqueira investiu recentemente na instalação de 90 novos postos de carregamento para veículos plug-in e híbridos da sua frota.