Rússia planeou “atos de terrorismo” no ar sobre a Europa, acusa PM polaco
A Rússia planeou “atos de terrorismo” no ar contra a Polónia e outros países, referiu o primeiro-ministro polaco, Donald Tusk, esta quarta-feira, após uma reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, em Varsóvia.
De acordo com as autoridades de segurança europeias, os pacotes que explodiram em depósitos de logística na Europa faziam parte de um teste para um plano russo de desencadear explosões em voos de carga para os Estados Unidos – recorde-se que as explosões ocorreram em depósitos na Grã-Bretanha, Alemanha e Polónia em julho último. Moscovo negou qualquer envolvimento nos incidentes.
“As últimas informações podem confirmar a validade dos receios de que a Rússia estava a planear atos de terrorismo no ar, não apenas contra a Polónia”, acusou Tusk, sem contudo dizer a que atos estava a referir-se nem elaborou o conteúdo das informações.
Recorde-se que Moscovo negou regularmente qualquer envolvimento nas explosões do depósito de correios, bem como arrombamentos, incêndios criminosos e ataques a indivíduos que as autoridades ocidentais dizem ter sido realizados por agentes pagos pela Rússia.