Ucrânia e Rússia realizam primeira troca de prisioneiros de 2025

As autoridades ucranianas e russas chegaram a acordo para a troca de 25 pessoas capturadas durante a guerra, um compromisso mediado uma vez mais pelos Emirados Árabes Unidos – esta é a primeira troca de prisioneiros de 2025.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou que entre os seus compatriotas libertados há militares e civis, incluindo crianças. “Voltar para casa é algo que trabalhamos constantemente. Não vamos parar até trazermos de volta todos os nossos entes queridos”, escreveu, nas redes sociais.

Zelensky sublinhou que esta nova remessa inclui soldados que foram capturados durante a batalha na central siderúrgica Azovstal, em Mariupol, bem como de outras regiões como Kharkov, Donetsk, Zaporizhia e Kherson.

“As crianças apresentam lesões e doenças graves. Cada uma receberá toda a assistência médica necessária. Obrigado à equipa que está à procura do nosso povo e organizar este importante trabalho”, destacou o presidente ucraniano.

Moscovo informou, por seu turno, que os militares russos foram inicialmente tratados em território bielorrusso antes de seguirem para a Rússia, onde continuarão a ser examinados.

Esta é a primeira troca deste ano, depois de nos últimos meses de 2024 se ter intensificado este tipo de trocas, incluindo uma de 189 ucranianos para 150 russos, no Ano Novo.