Trump anuncia planos para criar novo serviço governamental de cobrança de tarifas ao estrangeiro

O presidente-eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou planos para criar uma nova entidade governamental, a External Revenue Service (Serviço de Receita Externa), destinada à cobrança e gestão de tarifas e outras receitas provenientes de fontes estrangeiras. O anúncio foi feito na terça-feira, dia 7, através de uma publicação na sua rede social, Truth Social, ecoando uma sugestão apresentada pelo seu ex-conselheiro Steve Bannon durante um evento do jornal POLITICO.

Trump criticou o atual sistema de arrecadação de impostos e destacou a necessidade de reduzir a carga fiscal sobre os cidadãos norte-americanos. “Durante demasiado tempo, dependemos da taxação do nosso Grande Povo através do Internal Revenue Service (IRS). Com acordos comerciais fracos e patéticos, a economia americana gerou crescimento e prosperidade para o mundo, enquanto se taxava a si mesma. Isso vai mudar. Estou hoje a anunciar que criarei o EXTERNAL REVENUE SERVICE para arrecadar tarifas, direitos alfandegários e todas as receitas provenientes de fontes estrangeiras”, afirmou Trump.

A nova agência, segundo Trump, será inaugurada oficialmente no dia 20 de janeiro, data em que assumirá a presidência como o 47.º presidente dos Estados Unidos.

Atualmente, a arrecadação de tarifas nos Estados Unidos é realizada pela Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras (U.S. Customs and Border Protection), que opera sob a alçada do Departamento de Segurança Interna. Estas tarifas são pagas pelos importadores, que frequentemente repassam os custos adicionais para os consumidores, o que pode resultar em aumentos de preços significativos.

A proposta de Trump, que inclui a possibilidade de impor uma tarifa universal entre 10% e 20% sobre todas as importações, bem como tarifas adicionais direcionadas a parceiros comerciais estratégicos, como China, Canadá e México, tem levantado preocupações sobre o impacto na inflação. Especialistas alertam que o aumento dos custos de importação poderá pressionar ainda mais os preços ao consumidor.

Steve Bannon, antigo estratega de Trump, reiterou o apoio à ideia durante o evento POLITICO Playbook: The First 100 Days, defendendo que a substituição parcial do imposto sobre o rendimento por tarifas seria uma abordagem mais justa. “As tarifas pagaram por tudo até ao início do século XX”, afirmou Bannon. Ele sugeriu ainda que a nova agência deveria ficar sob a jurisdição do Departamento do Tesouro e que o objetivo seria aliviar a carga fiscal sobre os contribuintes norte-americanos.

“Os Estados Unidos têm o mercado mais robusto e lucrativo do mundo. Não deveríamos permitir que pessoas ou empresas estrangeiras acedam a este mercado de forma gratuita. Precisamos cobrar pelo acesso”, acrescentou Bannon, defendendo que esta abordagem poderia incluir taxas sobre investimentos e outras formas de entrada no mercado americano.