Quer investir em bolsas em 2025? Tem de conhecer a “Técnica do Acordeão”

Com as bolsas europeias a iniciarem 2025 com um tom positivo, mas ainda sem conseguir superar resistências-chave, os investidores procuram estratégias eficazes para navegar neste cenário de incerteza. Uma das abordagens recomendadas é a “técnica do acordeão”, que consiste em ajustar a exposição ao mercado de acordo com os movimentos das bolsas.

De acordo com Joan Cabrero, analista técnico e estratega da Ecotrader, esta estratégia baseia-se em aumentar a exposição quando o mercado apresenta sinais de força e reduzir quando surgem indícios de deterioração, revela o ‘elEconomista’. Contudo, o especialista alerta que, caso esses suportes sejam quebrados, pode ser necessário diminuir a exposição para se preparar para futuras oportunidades de compra.

Joan Cabrero  considera que os investidores devem estar prontos para aproveitar os ‘descontos’ que surgem quando o mercado atinge mínimos importantes, como os registados em agosto de 2024, e reforça que a melhor oportunidade para comprar ações poderá surgir apenas se os mercados atingirem esses níveis.

Enquanto isso, a recomendação é clara: manter a exposição enquanto as bolsas mantêm os suportes, ajustando gradualmente a estratégia conforme as condições do mercado evoluem. A técnica do acordeão permite não só mitigar riscos como também estar preparado para tirar partido de novas oportunidades de investimento no momento certo.