Zelensky aborda com Macron o “destacamento de militares estrangeiros” na Ucrânia

Volodymyr Zelesnky discutiu com o seu homólogo francês, Emmanuel Macron, o “destacamento de contingentes militares estrangeiros” na Ucrânia, uma proposta levantada há vários meses e que não foi descartada pela União Europeia.

“Abordámos os passos práticos para a sua implementação, a possível expansão e a participação de outras nações neste esforço”, salientou o presidente ucraniano, que observou terem concordado “em trabalhar em estreita colaboração com aliados-chave para alcançar a paz e desenvolver garantias de segurança”.

Através das redes sociais, Zelensky explicou a conversa com o chefe de Estado francês. “Expressei a minha gratidão a Macron e ao povo francês pelo seu apoio inabalável, que não só ajuda a salvar vidas, mas também nos aproxima da paz e da estabilidade duradouras na Europa”, frisou.

Nos últimos meses, os países bálticos abraçaram a possibilidade de avançarem tropas estrangeiras na Ucrânia: a Estónia, através do seu ministro dos Negócios Estrangeiros, Margus Tsahkna, que indicou que a Europa devia estar pronta para intervir com o envio de tropas para dissuadir futuras agressões russas.