Polícia militar chega à Califórnia para colocar travão às pilhagens nas casas evacuadas devido aos incêndios

A polícia militar da Guarda Nacional da Califórnia foi mobilizada para dar apoio às operações anti-saques em resposta aos incêndios florestais na Califórnia, indicou esta sexta-feira a revista ‘Newsweek’.

Segundo o ‘Osint Defender’, um grupo de inteligência de código aberto online, numa publicação na rede social ‘X’, “a polícia militar da Guarda Nacional da Califórnia chegou ao Aeroporto Internacional de Ontário no início da noite, onde começará a auxiliar as autoridades policiais esta sexta-feira com buscas e recuperações, bem como com a execução de saques na área do norte de Los Angeles afetada pelo incêndio de Eaton”.

De acordo com a publicação, a partir desta sexta-feira, a Guarda Nacional vai auxiliar a políica nas áreas do norte de Los Angeles afetadas pelo incêndio de Eaton: entre as suas tarefas estarão operações de busca e recuperação, bem como a aplicação de medidas anti-pilhagens para proteger as comunidades impactadas.

Os incêndios florestais em andamento no Condado de Los Angeles, o mais populoso dos Estados Unidos, forçaram pelo menos 180 mil pessoas a deixar suas casas. O incêndio de Eaton em Altadena/Pasadena ainda está a lavrar com 0% de contenção, o que significa que as ordens de evacuação são obrigatórias, com as pessoas a terem de deixar as suas casas e pertences para trás.

Várias pessoas já foram presas por pilhagens durante as evacuações devido aos incêndios florestais: na passada quarta-feira, o xerife do Condado de Los Angeles, Robert Luna, anunciou a prisão de dois saqueadores que foram apanhados a tentar roubar uma casa em Los Angeles. Alguns moradores de Los Angeles também expressaram preocupação em deixar as suas casas por medo de saques. “Começamos a ver todos esses carros a parar, portas abertas, grupos de homens a correrem pela nossa rua, indo até as portas dessas casas”, indicou Allison Agsten, moradora de Los Angeles, à estação de notícias local ‘KTLA’.

Além de combater os saques, o Departamento de Polícia de Los Angeles (LAPD) também está investigando um suspeito por supostamente ter iniciado um dos incêndios que assolam a cidade.