Está a chegar o novo Twingo E-Tech: Renault revela interior do elétrico com preço abaixo dos 20 mil euros

No Salão Automóvel de Bruxelas, a Renault revelou o interior do protótipo Twingo E-Tech elétrico, o show car que antecipa o futuro Twingo, modelo que vai chegar ao mercado em 2026. Com várias referências ao Twingo original, o interior foi concebido para responder às necessidades quotidianas, com uma abordagem intuitiva, para uma experiência ainda mais prática e agradável.

A Ampere está a acelerar o processo de desenvolvimento e fabrico, para tornar a mobilidade elétrica mais disponível: desenvolvido em apenas dois anos, o Twingo vai ser lançado, em 2026, com um preço de entrada inferior a 20.000 euros.

Um interior renovado para o protótipo do Twingo E-Tech elétrico

A Renault revela o interior do protótipo Twingo E-Tech elétrico, no Salão de Bruxelas. Um show car que antecipa a abordagem de design do futuro automóvel de produção, que vai estar, à venda, em 2026. Fiel ao espírito da primeira geração, com a sua configuração espaçosa e funcional, o interior revisita os elementos emblemáticos do primeiro Twingo.

Moderno e funcional em todos os aspetos

O painel de bordo do protótipo do Twingo E-Tech elétrico é cilíndrico e suspenso e, simultaneamente, atraente e funcional. Trata-se de um automóvel eminentemente moderno, com um painel de instrumentos digital de 7 polegadas e um ecrã multimédia central de 10,1 polegadas. Para além de proporcionarem conetividade, estes elementos dão um toque criativo e dinâmico à experiência a bordo, graças ao seu grafismo original. Ao lado dos três botões do ar condicionado, o botão vermelho do pisca-pisca destaca-se visualmente, evocando as memórias do primeiro Twingo.

Todos os aspetos do interior foram concebidos para facilitar a vida a bordo: o layout fluido inclui zonas de arrumação facilmente acessíveis, com espaços sob o painel de instrumentos para malas e objetos do dia a dia, e um espaço plano sob o cilindro que cobre toda a largura do habitáculo. Uma superfície que permite aos passageiros manter um livro, o telemóvel ou mesmo os óculos de sol facilmente acessíveis.

Explorando novos conceitos em revestimentos e materiais

Os estofos originais do protótipo Twingo E-Tech elétrico são inspirados nos padrões coloridos do modelo da primeira geração. Combinam com a cor exterior da carroçaria, com toques subtis nos painéis das portas dianteiras e no painel de instrumentos virado para o passageiro. Dado que os show car são uma oportunidade para explorar e testar novas ideias, o chão deste automóvel é feito de cortiça tingida, um material que é, simultaneamente, resistente e durável.

Conforto e modularidade

O ADN do Twingo está enraizado na sua capacidade de se adaptar facilmente às necessidades quotidianas. Reflexo disso, o banco traseiro do protótipo Twingo E-Tech elétrico desliza e dobra-se em duas secções 50/50, adaptando-se assim a todas as situações. Quer o objetivo seja maximizar o espaço para as pernas, transportar objetos volumosos ou aumentar o espaço da bagageira, este automóvel foi concebido para oferecer um funcionamento intuitivo e uma ótima flexibilidade, tendo ainda cinco portas para garantir um acesso fácil aos ocupantes.

Com um generoso teto em vidro arredondado, o habitáculo do protótipo Twingo E-Tech elétrico é inundado de luz natural, proporcionando uma maior sensação de espaço.

Pormenores funcionais e criativos

O interior foi concebido para ser atrativo, prático e inteligente em todos os aspetos, criando uma experiência de que todos os passageiros podem desfrutar. Exemplos disso são o apoio de cabeça dianteiro com uma área magnética para os passageiros traseiros fixarem os seus telemóveis, ou uma tira elástica que funciona como um bolso para mapas e para manter uma garrafa de água à mão. O botão de regulação das costas do banco é inspirado nas rodas de um skate, uma alusão ao ambiente urbano do Twingo.

Os observadores vão ter curiosidade em ler as mensagens deixadas pelos designers para os futuros passageiros. O seu humor e criatividade acrescentam boa energia e disposição.

Um património reiniciado

Apresentado, pela primeira vez, ao grande público no Salão Automóvel de Paris, o protótipo Twingo E-Tech elétrico é um citadino compacto inspirado no modelo da primeira geração. As linhas curvas e os pormenores modernos sublinham o seu carácter “reguila”. Os faróis LED, em relevo, conferem um aspeto expressivo e alegre, enquanto a assinatura Twingo, no centro da porta da bagageira, reinventa o espírito do Twingo para uma nova era urbana sem compromissos.

Um show car de design exterior otimizado

Os show car são uma oportunidade para a Renault apresentar, ao público, os projetos de conceção dos futuros modelos. Têm também um objetivo prático, permitindo aos engenheiros testar e otimizar as diferentes caraterísticas. Por exemplo, desde a primeira apresentação do concept, no Salão Automóvel de Paris de 2024, foram efetuadas várias alterações funcionais e de design. A parte inferior da frente, por exemplo, esconde agora uma entrada de ar, as extensões dos arcos das rodas traseiras são mais pequenas e os para-choques pretos foram redesenhados e impressos num padrão de favo de mel utilizando uma impressora 3D.

Em termos de aspeto, os puxadores das portas dianteiras deixaram de ter uma moldura iluminada, tendo sido acrescentado mais uma pequena janela junto aos espelhos retrovisores e a forma dos faróis traseiros foi alterada. Estes desenvolvimentos ilustram o empenho da Renault em aperfeiçoar, continuamente, o design e as caraterísticas dos seus automóveis, ao longo do processo de desenvolvimento.

Dando continuidade a uma história iniciada há mais de 30 anos, o protótipo Twingo E-Tech elétrico é um show car concebido sobre a pequena plataforma AmpR, antevendo o futuro automóvel de produção que vai chegar ao mercado, em 2026. Desenvolvido pela Ampere, em apenas dois anos, com o objetivo de atingir um preço de entrada inferior a 20.000 euros, para um modelo produzido na Europa, confirma a ambição da Renault de tornar a mobilidade elétrica mais acessível, enquanto complementa os outros modelos da gama elétrica E-Tech: Renault 5, Renault 4, Megane e Scenic.