80% de carga em apenas 6 minutos: primeira bateria EV totalmente inorgânica do mundo pode mudar o futuro dos carros elétricos

O fabricante taiwanês de baterias ProLogium apresentou no CES 2025 (Consumer Electronics Show) as suas baterias de cerâmica de lítio (LCB) de quarta geração: o novo dispositivo está programado entrar em produção ainda esta ano. Estas baterias podem ser um ‘game changer’ no segmento dos veículos elétricos (EV), em diversas preocupações dos consumidores: a segurança, o custo de propriedade, a autonomia e a ansiedade de carregamento – pode ver o vídeo aqui.

Uma vez que o mercado dos EV está a entrar numa fase chave para uma possível adoção em massa, os fabricantes estão particularmente interessados em responder às preocupações dos clientes, em particular a ansiedade do carregamento – a bateria é fundamental para estes problemas, sendo que a nova bateria de lítio-cerâmica promete ser uma solução muito aguardada na indústria.

“A verdadeira inovação começa com a química central das baterias – reduzindo os tempos de carregamento e aumentando a segurança para beneficiar todo o ecossistema”, explicou Vincent Yang, fundador e presidente da ProLogium, em comunicado. “O mercado dos EV só poderá prosperar de forma sustentável quando os consumidores confiarem na tecnologia das baterias e os postos de carregamento funcionarem de forma rentável.”

No ano passado, recordou a publicação ‘Interesting Engineering’, a ProLogium estreou a bateria separadora totalmente cerâmica, mas a empresa tem vindo a ultrapassar a densidade energética das baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP) há mais de três anos. O LCB de quarta geração tem uma densidade de energia de 380 Wh/kg ou 900 Wh/L, ajudando os EV a percorrer uma distância maior com uma bateria muito mais leve.

A abordagem da empresa suporta tecnologias bicelulares e de película espessa e visa uma densidade de 450Wh/kg ou 1000Wh/L no próximo ano. O design eficiente também ajudará a reduzir os custos da bateria, ao mesmo tempo que proporciona maior segurança. Por último, o eletrólito inorgânico utilizado no LCB não é inflamável mesmo quando exposto a calor ou tensão elevados: a empresa construiu um mecanismo de segurança ativa (ASM) que é ativado automaticamente a altas temperaturas e evita a fuga térmica – isso mesmo foi demonstrado em testes onde o LCB foi exposto a temperaturas tão elevadas como 300 graus Celsius.

Melhor desempenho, carregamento mais rápido

O separador cerâmico é crucial para fornecer três vezes mais condutividade térmica do que a observada nas baterias convencionais. Além disso, a tecnologia de arrefecimento planar utilizada pela empresa reduz a dependência de abordagens de arrefecimento ativo e melhora a eficiência energética.

O design da bateria do ProLogium melhora a dissipação de calor mesmo em condições de stress, como a condução a alta velocidade. A bateria LCB é igualmente boa a temperaturas extremamente baixas, com 2 a 3 vezes a condutividade iónica das baterias, o que pode garantir um alcance consistente, mesmo quando as temperaturas descem para -20 graus Celsius.

No comunicado, a ProLogium afirmou que o seu LCB pode atingir um estado de carga de 60% em apenas quatro minutos, enquanto atinge a marca dos 80% em apenas seis minutos. Estes tempos de carregamento superiores são comparáveis ​​aos de reabastecer um carro movido a gasolina. “As células de alta densidade energética do ProLogium permitem baterias mais pequenas e mais leves, ideais para veículos elétricos”, apontou Thomas Hülshorst, vice-presidente global da ProLogium.