NATO reúne hoje Comité Militar para abordar prioridades e desafios da aliança

A mais alta autoridade militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) reúne-se, esta quarta-feira, sob a presidência do almirante Rob Bauer, para debater questões de importância estratégica para a aliança, concentrando-se simultaneamente na cooperação com os parceiros e nas respostas unificadas aos desafios globais.

Na reunião de chefes de Defesa da Aliança Atlântica vão participar o general Christopher Cavoli, comandante Supremo Aliado na Europa (SACEUR), e o almirante Pierre Vandier, comandante Supremo Aliado da Transformação (SACT).

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, vai juntar-se ao Comité Militar na sessão de abertura para abordar as principais prioridades e desafios da Aliança Atlântica.

O almirante Rob Bauer acusou recentemente as agências de notação de risco ocidentais, os bancos e os fundos de pensões de “estupidez” ao evitar investimentos em defesa, apelando às instituições financeiras para que se adaptem às crescentes ameaças à segurança. Em declarações ao ‘Financial Times’, o almirante Rob Bauer disse que o facto de os investidores não compreenderem o seu papel na “defesa coletiva” significava que corriam o risco de perder um financiamento governamental significativo na sequência da invasão em grande escala da Rússia na Ucrânia em 2022.

“Porque é que não estão convencidos por biliões de dólares? São estúpidos? Se se olhar para o retorno do investimento. Há muito dinheiro a ser gasto nos próximos 20 anos”, salientou o almirante. O apelo de Bauer surge numa altura em que os Governos europeus lutam para aumentar as suas aquisições e produção militar para continuarem a armar a Ucrânia, e poucas semanas antes da tomada de posse do presidente eleito Donald Trump, que exigiu que a Europa dependa menos dos EUA para a sua segurança.