Ucrânia: Rússia anuncia tomada de mais duas localidades em Donetsk
As autoridades russas declararam nesta quarta-feira, 18 de dezembro, a captura de duas localidades na província de Donetsk, no leste da Ucrânia, região que se mantém como epicentro das operações militares desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022, ordenada pelo presidente Vladimir Putin.
O Ministério da Defesa da Rússia informou através do seu canal oficial no Telegram que as localidades de Stari Terni e Trudove foram “libertadas” pelas forças russas. Estes avanços aproximam as tropas de Moscovo da cidade industrial de Kurakhove, apontada como um dos objetivos estratégicos no território de Donetsk.
Nas últimas semanas, as forças russas intensificaram as suas operações no leste da Ucrânia, consolidando avanços significativos e colocando maior pressão sobre as forças armadas ucranianas. Autoridades em Kiev têm manifestado preocupações sobre um possível colapso do front oriental, o que poderia abrir caminho para avanços ainda mais expressivos por parte da Rússia.
Donetsk, juntamente com Lugansk, Zaporíjia e Kherson, foi uma das quatro regiões parcialmente ocupadas pela Rússia que, em outubro de 2022, foram unilateralmente anexadas pelo Kremlin. A decisão de anexação, que não foi reconhecida pela comunidade internacional, representou uma escalada no conflito. Esta medida segue a anexação da península da Crimeia em 2014, também considerada ilegal por grande parte dos países ocidentais.