Grupo Stellantis promete investir 2 mil milhões de euros na produção italiana de automóveis: há novos modelos a caminho
O grupo Stellantis vai investir quase 2 mil milhões de euros na produção em Itália em 2025, sendo que gastará outros 6 mil milhões de euros na cadeia de abastecimento, indicou esta quarta-feira o chefe de operações europeias a um painel do Governo transalpino: os executivos da Stellantis, de acordo com a publicação ‘Euronews’, apresentaram as perspetivas para as operações italianas pouco tempo depois de o conselho ter forçado o ex-CEO Carlos Tavares a renunciar – será substituído por um comité executivo liderado pelo presidente John Elkann até à nomeação de um novo CEO.
O chefe europeu da Stellantis, Jean-Philippe Imparato, explicou aos ministros da Economia, Trabalho e Desenvolvimento Económico que Turim se tornaria a sede das operações europeias da marca a partir de janeiro, abordando uma preocupação entre autoridades e sindicatos italianos desde a fusão. O responsável indicou também que as seis fábricas automóveis da Stellantis na Itália aumentarão a produção com o lançamento de mais de uma dúzia de novos modelos até 2032, de acordo com o escritório de imprensa da Stellantis.
Entre os novos modelos estão incluídos um novo carro urbano Fiat Pandina em Pomigliano d’Arco, perto de Nápoles, a partir de 2028, enquanto Mirafiori, em Turim, será a base de produção para o carro urbano 500 com motores híbridos e totalmente elétricos. Melfi e Cassino, no sul da Itália, receberão novos veículos híbridos, incluindo um novo Jeep Compass e Alfa Romeo Giulia.
“Não vou esconder que 2025 será um ano difícil, mas todas as fábricas na Itália estarão ativas”, garantiu Imparato.
As fábricas em Itália atravessam programas de demissões de curto prazo devido à queda nas vendas, especialmente de veículos elétricos. Embora os sindicatos tenham recebido bem o anúncio, permaneceram céticos de que estes conduziriam a uma reviravolta. “Não há condições para dizer que entramos numa nova fase”, salientou Rocco Palombella, chefe do sindicato Uilm. “Talvez uma nova fase nas relações industriais, mas não uma nova fase que garanta fábricas, ou para dizer que a situação vai melhorar a partir de amanhã.”
A Stellantis, a quarta maior fabricante de automóveis do mundo, foi formada a partir da fusão de 2021 da Fiat Chrysler e da PSA Peugeot. A sua base fiscal fica nos Países Baixos, mas mantém sedes em Turim, Paris e Auburn Hills, no Michigan (EUA).