Zelensky reúne-se hoje em Bruxelas com líder da NATO: sistemas de defesa aérea para Kiev vão estar em cima da mesa

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, vai receber esta quarta-feira, em Bruxelas, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky: em cima da mesa vai estar maior apoio a Kiev de sistemas de defesa aérea. Na reunião estarão igualmente presentes os chefes de Governo da Alemanha, França, Itália e Polónia, assim como a presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen e o presidente do Conselho Europeu António Costa.

“O secretário-geral vai reunir-se com o presidente Zelensky esta quarta-feira. Vários líderes europeus estão em Bruxelas para a reunião do Conselho Europeu e alguns deles poderão juntar-se para discutir o apoio contínuo à Ucrânia, em particular a defesa aérea”, disse um responsável da NATO na passada segunda-feira.

A consulta é particularmente urgente, pois a Rússia intensificou os seus ataques aéreos à Ucrânia nas últimas semanas, numa tentativa de destruir a sua infraestrutura energética e quebrar o moral dos ucranianos. Ao mesmo tempo, Rutte e os líderes da UE querem-se preparar para uma possível redução na ajuda dos EUA a Kiev assim que Donald Trump assumir o cargo de presidente dos EUA em janeiro.

De qualquer forma, Zelensky iria viajar para Bruxelas esta semana, uma vez que vai dirigir-se aos líderes de Governo da União Europeia na cimeira de dezembro, na manhã de quinta-feira: a iniciativa para o jantar de amanhã partiu de Mark Rutte, uma vez que a maioria dos líderes da UE chega a Bruxelas na noite desta quarta-feira.

Num discurso na semana passada, Rutte soou o alarme sobre a Ucrânia e a segurança da Europa. Um dos tópicos da agenda é mais apoio aéreo para a Ucrânia. Zelensky há muito tempo pede à Europa e aos EUA que forneçam sistemas antiaéreos adicionais para proteger o seu país de mísseis e drones russos. Os líderes da UE também devem discutir o fortalecimento da defesa europeia e o aumento da produção de armas, o que custará muitas centenas de milhões de euros.