Onde estão as casas milionárias de Portugal? Imóveis de luxo concentram-se principalmente em duas cidades
Adquirir uma casa de luxo em Portugal é sinónimo de conforto e exclusividade, no entanto, encontrar imóveis neste segmento revela-se mais fácil em distritos como Lisboa e Faro, que juntos concentram 65% da oferta de habitações de luxo no país.
De acordo com os dados do idealista/data relativos a novembro , entre as mais de 15.000 casas de luxo à venda com preços entre 1 e 3 milhões de euros, Lisboa destaca-se com 38,6% do total nacional, seguida por Faro, que representa 26,5%. Assim, mais de metade da oferta neste patamar de preços está localizada nestes dois distritos.
Em terceiro lugar surge o Porto, com 12,7% das casas de luxo disponíveis, seguido de Setúbal (6,7%), da ilha da Madeira (5,5%) e de Braga (2%). Já os restantes 19 territórios possuem uma oferta inferior a 2% do total nacional.
No extremo oposto, algumas ilhas dos Açores, como São Jorge e Pico, bem como distritos do continente, como Bragança e Guarda, registam menos de 20 imóveis disponíveis neste segmento de mercado.
Quando o orçamento ultrapassa os 3 milhões de euros, a oferta diminui, mas Lisboa (44,4%) e Faro (31,5%) continuam a dominar o mercado. Juntos, estes dois distritos albergam quase 8 em cada 10 imóveis deste valor.
Setúbal (8,5%), Porto (4,4%) e a Madeira (2,6%) completam a lista dos locais com maior número de casas de luxo acima dos 3 milhões de euros. Por outro lado, distritos como Viseu, Coimbra e Castelo Branco têm uma oferta mínima, com menos de 10 imóveis disponíveis nesta faixa de preços.
Apesar de haver casas de luxo em todos os distritos e ilhas portuguesas, os dados demonstram uma clara concentração nos grandes centros urbanos e zonas turísticas, como Lisboa, Faro e Porto.