Chuva, trovoada e vento fortes estão hoje de regresso a Portugal: seis distritos sob aviso amarelo. Saiba as regiões mais afetadas
A terceira semana de dezembro arrancou com tempo anticiclónico em grande parte do território de Portugal. Porém, a chuva, o vento forte e até mesmo o risco de trovoada não vão tardar muito a regressar a algumas zonas do nosso país.
Desde domingo que o estado do tempo se agravou nos arquipélagos – especialmente no da Madeira – devido à depressão ‘Dorothea’. Mas a partir desta quarta-feira – e até amanhã -, a precipitação ganhará terreno devido à aproximação de uma baixa atlântica que se seguirá à depressão ‘Dorothea’.
De acordo com os especialistas do site ‘Meteored’, as frentes associadas do novo sistema de baixas pressões vão espalhar chuva por Portugal continental, de noroeste para sudeste, sendo mais forte, frequente e provável nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e entre estas, especialmente nas que se situam a oeste da Barreira de Condensação (distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e setores ocidentais dos distritos de Vila Real e Viseu). Há que também tomar atenção a trovoadas.
Nas regiões a sul do rio Tejo – com destaque para Alentejo e Algarve – pode esperar a ocorrência de precipitação, por vezes de lama, mas mais fraca e com uma distribuição bastante dispersa. Tudo indica que a chuva nas regiões mais meridionais do país seja mais provável algures nas primeiras 12 horas de quinta-feira.
Para sexta-feira, espera-se que o estado do tempo em Portugal continental estabilize gradualmente, prevendo-se uma descida generalizada das temperaturas na nossa geografia e a formação de gelo ou geada no interior das Regiões Norte e Centro. O vento voltará a mudar de quadrante, passando a soprar de Norte e estando associado ao arrefecimento térmico.
IPMA coloca seis distritos sob alerta
Seis distritos do norte de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo esta quarta e quinta-feira devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e ocasionalmente acompanhados de trovoada, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estarão sob aviso entre as 18:00 de quarta-feira e as 03:00 de quinta-feira.
O IPMA colocou também a amarelo as ilhas dos grupos ocidental e central dos Açores para hoje face às previsões de vento, precipitação por vezes forte e agitação marítima.
As ilhas das Flores e do Corvo (grupo ocidental)estão sob aviso amarelo até às 23:00 locais de hoje (00:00 de quarta-feira em Lisboa), por causa das previsões de vento (direção de sul, rodando para noroeste).
Flores e Corvo vão estar também sob aviso amarelo, referente a agitação marítima (ondas de oeste, passando a noroeste), entre as 11:00 locais (12:00 em Lisboa) e as 23:00 locais de hoje (00:00 de quarta-feira em Lisboa).
O IPMA emitiu ainda aviso amarelo, para as duas ilhas do grupo ocidental, devido às previsões de precipitação por vezes forte, entre as 20:00 locais (21:00 em Lisboa) de hoje e as 05:00 locais (06:00 em Lisboa)de quarta-feira.
Para as ilhas do grupo central (Terceira, Faial, Graciosa, São Jorge e Pico) o aviso amarelo, por causa da agitação marítima (ondas de oeste, passando a noroeste) é válido entre as 17:00 locais (18:00 em Lisboa) de hoje e as 05:00 locais (06:00 em Lisboa)de quarta-feira.
O grupo central vai estar igualmente sob aviso amarelo por causa do vento (direção de sudoeste, rodando para noroeste, entre as 20:00 locais (21:00 em Lisboa) de hoje as 06:00 locais (07:00 em Lisboa)de quarta-feira.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Temperaturas vão subir, em particular nas regiões Norte e Centro
Face ao estado do tempo, o que dirão os termómetros nas principais cidades portuguesas esta quarta-feira?
Lisboa – entre 14 e 20 graus
Porto – entre 15 e 18 graus
Viana do Castelo – entre 14 e 18 graus
Braga – entre 12 e 19 graus
Bragança – entre 5 e 14 graus
Vila Real – entre 5 e 17 graus
Aveiro – entre 14 e 19 graus
Viseu – entre 8 e 15 graus
Coimbra – entre 14 e 19 graus
Guarda – entre 3 e 9 graus
Leiria – entre 10 e 21 graus
Castelo Branco – entre 6 e 14 graus
Santarém – entre 11 e 20 graus
Portalegre – entre 10 e 16 graus
Setúbal – entre 14 e 20 graus
Évora – entre 7 e 19 graus
Beja – entre 8 e 20 graus
Faro – entre 13 e 20 graus
Ponta Delgada – entre 14 e 18 graus
Funchal – entre 19 e 23 graus.