Cinco anos depois: monstro elétrico da Lotus com 2.000 CV está finalmente pronto para entrega
Quem o encomendou teve de esperar um bom tempo… mas a espera chegou ao fim: falamos do Lotus Evija, o hipercarro elétrico do fabricante britânico que, depois de ter sido apresentado em meados de 2019, só chegou este ano aos seus primeiros clientes – uma história decididamente especial, indicou o site especializado ‘Motor1’, a deste verdadeiro monstro elétrico de 2.000 CV, cujas entregas deveriam ter começado no final de 2020.
Demorou mais de quatro anos para montar o primeiro exemplar na histórica fábrica de Hethel, onde também é produzido o Emira, o último Lotus com motor de combustão. A produção – diz a marca – demorou a começar, em parte devido a problemas de desenvolvimento devido à Covid-19, que, pelo menos inicialmente, obrigou a empresa a adiar as entregas para meados de 2021.
Na verdade, foi em janeiro de 2024 que o primeiro proprietário conseguiu finalmente pôr as mãos no hipercarro que custava mais de 2,5 milhões de euros. No entanto, ainda não está claro quantas cópias foram produzidas até agora e quantas estão prontas para entrega.
“Infelizmente, a pandemia chegou no pior momento possível para nós”, salientou, em declarações à ‘Autocar’, o novo CEO da Lotus Europe, Dan Balmer. “Devido a várias restrições, tivemos de parar todos os testes, como fizeram muitos de nossos fornecedores.”
Independentemente disso, Balmer garantiu que o Evija seria produzido ao longo de dois anos, embora não tenha especificado se a Lotus realmente construiria 130 exemplares conforme planeado originalmente.
Os casos da Mercedes e Aston Martin
É preciso dizer que a Lotus não foi a única marca a sofrer atrasos no desenvolvimento de seu hipercarro. Também vêm à mente os casos da Mercedes e Aston Martin com seus respetivos AMG One e Valhalla. O primeiro utiliza o motor usado por Lewis Hamilton no seu monolugar de Fórmula 1 em 2016, mas a sua produção só começou no início de 2023, após uma longa série de testes.
No entanto, teve-se de se esperar cinco anos para ver surgir o modelo de produção do Aston Martin Valhalla. Inaugurado há poucos dias, a sua produção terá início no segundo semestre de 2025. Ou seja, parece que para os colecionadores de hipercarros a paciência é uma virtude fundamental.
A masterpiece of engineering. Lotus Evija. #lotus #evija #forthedrivers pic.twitter.com/AKVnQUt7m8
— Lotus Cars Ibaraki (@lotuscars_IB) November 25, 2024