Viagem Lisboa-Porto torna-se hoje mais rápida: comboios ‘poupam’ 10 minutos
A partir deste domingo, as viagens de comboio entre Lisboa e o Porto vão reduzir-se em 10 minutos: isto porque terminaram as obras de renovação da via férrea entre Gaia e Espinho, na Linha do Norte. De acordo com a CP, a ligação entre as estações de Santa Apolónia e de Campanhã vai baixar para 2h48 no Alfa Pendular e para 3h13 no serviço Intercidades.
A última vez que se deu uma redução no tempo de viagem foi em abril de 2007: à época, o Alfa Pendular passou a ligar Lisboa ao Porto em 2h44, menos 11 minutos do que a anterior viagem mais rápida. Desde então, os passageiros ‘ganharam’ viagens mais longas, chegando às 2h58 no caso do Alfa Pendular e às 3h23 no Intercidades.
No entanto, será ‘sol de pouca dura’: o início das obras de renovação da via entre Ovar e Espinho, em 19 quilómetros, está previsto para 2025. Os trabalhos devem durar três anos, o que vai implicar novas limitações de velocidade dos comboios durante dois anos.
O Norte de Portugal, o Porto e a Junta da Galiza assinaram esta quinta-feira um manifesto a reivindicar, ao governo espanhol, o avanço das empreitadas necessárias para uma ligação ferroviária de Alta Velocidade entre Porto e Vigo em 2030. “Queremos a linha em 2030 e é possível. A fachada atlântica é a mais densa da Península Ibérica, estima-se uma procura de 11 milhões de passageiros entre Lisboa e Vigo. Também a ligação Porto-Vigo, segundo dados do Governo português, é de 1,5 milhões de passageiros, o mesmo número da ligação Lisboa-Madrid. Temos passageiros, temos eurorregião. É tempo de ter investimentos nestes territórios”, defendeu Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto.
Para o autarca, em Portugal o investimento “parece solidificado”, pelo que o problema se coloca “do lado espanhol”, estando em causa “uma questão política, porque a Junta da Galiza é do PP, de direita, e o Governo espanhol é de esquerda”.