Já há receita para a ‘sanduíche científica’ que cura instantaneamente a ressaca: tome nota, pode ser preciso

Esta é a altura do ano em que ‘convida’ a alguma abuso de bebidas alcoólicas: é quase inevitável, assim como as ressacas de virar o estômago no dia seguinte. No entanto, de acordo com o tabloide britânico ‘Daily Mail’, a médica Zoe Williams tem a receita perfeita de uma sanduíche para curar a ressaca quase instantaneamente.

De acordo com a especialista, este pequeno-almoço contém a combinação perfeita dos nutrientes necessários para corrigir o equilíbrio de sais, açúcares e proteínas que pode ter perdido depois de beber demais.

A náusea após uma noite de copos está principalmente relacionada com os baixos níveis de açúcar no sangue, que desencadeiam hormonas que nos fazem sentir enjoados. Isto acontece porque o fígado é menos eficaz a ajudar a regular os açúcares porque o organismo dá prioridade ao processo de expulsão do álcool do organismo. Ou seja, comer qualquer coisa pode ajudar a corrigir isso.

A sanduíche de Zoe Williams é feita com pão meio integral, meio branco: embora o pão integral seja mais saudável, os grãos adicionados em alguns tipos têm um sabor forte que pode provocar náuseas. O branco de sabor simples pode ser mais fácil de digerir. “Com este pão, ainda se obtêm proteínas e fibras, que oferecem uma combinação de energia imediata e de libertação lenta”, frisou, lembrando que a proteína pode ser “um salva-vidas” numa ressaca uma vez que contém um aminoácido essencial chamado liseína, o que acelera a degradação do álcool no fígado.

E como ‘forrar’ o pão? Bacon, ovo e abacate. Embora comer carne processada como o bacon todos os dias tenha sido associado a um risco aumentado de cancro do intestino, é improvável que comê-la de vez em quando faça muito mal, apontou – até porque ajuda a repor os sais perdidos.

O álcool é um diurético, o que significa que aumenta a quantidade de urina que o seu corpo produz e expele, fazendo com que perca líquidos e eletrólitos – minerais essenciais que o seu corpo necessita para funcionar. Um dos principais eletrólitos de que o corpo necessita é o sódio, enquanto outro é o potássio – ambos abundantes nesta sanduíche.

Um estudo de 2009 realizado por especialistas da Universidade de Newcastle descobriu que o bacon pode ajudar os neurotransmissores cerebrais – mensageiros químicos que são esgotados pelo álcool – a começarem a funcionar corretamente novamente. “Pode ajudar aquele tipo de cérebro confuso que tem com a ressaca. Alguns especialistas dizem que até o cheiro a bacon pode tecnicamente começar a ajudar o cérebro a recuperar”, lembrou Williams.

A sanduíche seguinte para curar a ressaca é um ovo – que ela descreveu como o “herói” do prato. “Não importa como se cozinha. Os ovos estão cheios de nutrientes que são especificamente bons para curar a ressaca”, garantiu Williams – os ovos são uma fonte de nutrientes: contêm B12, proteínas, vitaminas A e D.

A vitamina B12, que ajuda a manter o cérebro e os nervos saudáveis, pode esgotar-se se estiver a beber. Isto porque o álcool pode danificar o revestimento do estômago e dos intestinos, reduzindo a capacidade do organismo de absorver vitamina B12. Os ovos também contêm um aminoácido chamado cisteína, que ajuda o corpo a decompor o acetaldeído – o subproduto tóxico do álcool, explicou.

A adição de abacate dá-lhe um impulso de gorduras saudáveis ​​que ajudam a manter a sua energia ao longo do dia. O abacate contém também vitaminas e minerais, incluindo potássio, que podem ajudar a equilibrar os eletrólitos.

Quanto à bebida de acompanhamento, Williams aconselhou a optar por uma chávena de chá quente ou um copo de água. “A água é a melhor bebida para hidratar, mas uma chávena de chá reconfortante também resolverá o problema. Algumas pessoas presumem que não se deve beber bebidas com cafeína porque pode desidratar, mas embora a água seja mais desidratante do que o chá, ainda se beneficia dos líquidos.”