Dezembro seco promete Natal sem chuva… Frio deverá aliviar para valores “normais” para a época
Depois de alguma chuva que deu lugar, esta semana, a um frio intenso que gelou todo o país, as próximas semanas prometem tempo seco, sendo que o Natal não deverá ter chuva e as temperaturas mais próximas do habitual para esta altura do ano. As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para o mês de dezembro apontam para um cenário meteorológico marcado pela variabilidade, com condições distintas a cada semana. À medida que nos aproximamos do Natal, tudo indica que o tempo será mais seco do que o habitual, com temperaturas “dentro dos valores normais” para a época.
A semana do Natal deverá ser marcada pela presença de um anticiclone sobre a Europa, que tenderá a estabilizar as condições meteorológicas em Portugal. Segundo o IPMA, prevê-se uma anomalia negativa na precipitação para todo o território (-30 a -1 mm), com uma probabilidade de 40% a 60% de valores totais de chuva abaixo da média. Em relação às temperaturas, não há sinais estatisticamente significativos, mas espera-se um frio habitual para o final de dezembro, sem extremos.
Mário Marques, climatologista, já havia adiantado à CNN Portugal que, com a extensão do anticiclone sobre a Europa, o tempo seria predominantemente seco e soalheiro. No entanto, o arrefecimento noturno pode favorecer a formação de geadas, especialmente no interior. “Este Natal será diferente do ano passado, que foi chuvoso”, explica Marques, embora destaque que previsões mais detalhadas só se tornem possíveis mais próximo da data.
E a Passagem de Ano?
Para a última semana do ano, o IPMA não identifica sinais claros de anomalias significativas para precipitação ou temperatura. Contudo, o padrão anticiclónico poderá persistir, mantendo um tempo estável e com possibilidade de frio noturno mais intenso.
As previsões da AEMET, a congénere espanhola do IPMA, indicam tendências semelhantes para a Península Ibérica. Em Espanha, o inverno será mais seco e quente do que o habitual, especialmente nas zonas costeiras. Para o período de Natal, espera-se tempo anticiclónico, com temperaturas normais ou ligeiramente abaixo da média nas regiões interiores, onde as neblinas podem ser persistentes.
Em suma, o Natal de 2024 deverá ser marcado por condições meteorológicas estáveis em Portugal, com dias secos e soalheiros, intercalados com noites frias e possibilidade de geadas no interior. Embora a variabilidade climática torne as previsões a longo prazo menos precisas, tudo aponta para um final de dezembro mais próximo do que é esperado para a época, sem as chuvas intensas que caracterizaram o Natal do ano passado.