Berlim recebe hoje ministros europeus para debater apoio à Ucrânia e conflito na Síria
Os ministros dos Negócios Estrangeiros de vários países europeus reúnem-se esta quinta-feira, em Berlim, para discutir o apoio à Ucrânia, segundo indicou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros alemão, citado pelos britânicos do ‘The Guardian’.
“Considerando os eventos dramáticos na Síria nos últimos dias, não será nenhuma surpresa que haverá também um segundo tópico importante, a saber, os atuais acontecimentos na Síria e seu impacto na região e na Europa”, apontou o porta-voz.
Assim, esta quinta-feira, a ministra alemã, Annalena Baerbock, deverá receber os seus colegas de França, Polónia, Espanha, Itália e Reino Unido – o ministro dos Negócios Estrangeiros, Andri Sybiha, também participará na reunião.
A questão do aumento do apoio à Ucrânia por parte de países europeus tornou-se mais urgente após a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA. Ainda não está claro se Trump continuará a fornecer assistência militar a Ucrânia. Desde o início da guerra, os Estados Unidos têm sido o principal aliado da Ucrânia em termos de apoio militar.
Esta quarta-feira, o chanceler alemão, Olaf Scholz, garantiu que o caminho da integração europeia da Ucrânia é irreversível, salientando, durante um fórum económico germano-ucraniano, que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, não alcançou um único objetivo de guerra. O responsável germânico apontou ainda ser necessário um grande investimento privado no setor de energia da Ucrânia.