Leroy Merlin e Montepino investem um total de 128 milhões de euros para inaugurar o maior centro logístico de Portugal

A Leroy Merlin inaugurou o seu novo Centro de Distribuição Nacional (CDN), situado em Castanheira do Ribatejo, uma infraestrutura que representa um investimento de 120 milhões de euros por parte da Montepino e 8 milhões da Leroy Merlin.

Com 105.500 m² de área e 10 células operacionais especializadas, o CDN vai centralizar todas as operações logísticas da marca em Portugal, permitindo uma maior eficiência na distribuição de produtos, seja nas lojas ou em encomendas online. O centro também se posiciona como uma referência tecnológica no universo ADEO, graças a soluções inovadoras de mecanização e automação.

José Miranda, Diretor de Supply Chain e Delivery da Leroy Merlin, destaca a importância deste investimento referindo que “o novo CDN vem permitir dar um passo em frente naquilo que tem sido o nosso serviço e garantir uma melhoria sem precedentes na experiência do cliente, mas também do colaborador, pelo que não podíamos estar mais felizes”.

Além das operações logísticas, a infraestrutura inclui áreas dedicadas ao bem-estar dos colaboradores, como um refeitório moderno, um ginásio e medidas ergonómicas nos postos de trabalho.

A sustentabilidade é uma prioridade neste projeto, que foi construído com o objetivo de obter a certificação ambiental LEED Platinum. Entre as medidas destacam-se a instalação de painéis solares, carregadores elétricos, iluminação LED e sistemas centralizados de gestão técnica, garantindo maior eficiência energética e redução das emissões de CO2.

Estima-se que o novo CDN crie 400 empregos diretos, dinamizando o mercado de trabalho na região de Vila Franca de Xira e fortalecendo um dos principais polos logísticos do país. Durante a inauguração, o Ministro da Economia, Pedro Reis, destacou a relevância do projeto: “Este projeto é mais um sinal da capacidade de atração de investimento da economia portuguesa. Portugal apresenta hoje uma proposta de valor robusta e competitiva, baseada em ótimas acessibilidades e em excelente talento, tudo num ambiente de segurança e dinâmico. Estamos, assim, focados em promover mais investimentos sustentáveis que acelerem o potencial de crescimento da nossa economia”.

Com previsão de estar totalmente operacional no início de 2025, a marca já planeia expandir ainda mais a sua rede, com uma nova plataforma logística prevista para Matosinhos nos próximos dois anos.