O EX30, mais pequeno SUV da história da Volvo, com 4,23 metros de comprimento, começa por conquistar pelo seu extremamente bem concebido exterior. Construído numa plataforma criada especificamente para carros eléctricos, sendo um SUV compacto nunca se poderia esperar que o seu interior fosse enorme, mas acaba por ser surpreendente em detalhes com o chão liso, por baixo do qual se encontra a bateria. Tudo foi pensado para que fosse retirado o máximo proveito do habitáculo, que dispõe de diversas soluções de arrumação bem pensadas e uma escolha de materiais parcialmente reciclados e renováveis, frutos de um design responsável. Já a capacidade de bagagem é de uns simpáticos 318 l, a que se acrescenta mais uma zona por baixo do fundo falso, onde de origem apenas estão os cabos de carregamento.
UM ECRÃ PARA TUDO COMANDAR
No interior, à frente do condutor não existe qualquer tipo de informação, apenas o volante, com um formato e dimensões que oferecem uma condução ágil, quase desportiva. Nele encontramos alguns botões, dos poucos que existem no carro, pois até o porta-luvas se abre no ecrã táctil de 12,3 polegadas, na prática um tablet na vertical que apresenta tudo o que ao veículo diz respeito, além do entretenimento, com Google integrado. Seja para ver a velocidade a que se desloca, procurar estações de carregamento nas redondezas (e perceber se estão disponíveis ou a ser utilizadas no momento), instalar o Spotify ou jogar Angry Birds, tudo acontece ali no ecrã posicionado ao centro. E prepare-se para ser repreendido, caso o carro perceba que está há demasiado tempo sem olhar para a estrada. Outra vantagem está na utilização do Google Maps como solução de navegação, dado que informa a percentagem de bateria prevista no fim da deslocação, que ajusta se necessário e está sempre visível ao lado do tempo e distância até à chegada, eliminando assim a ansiedade de ficar pelo caminho por sempre ter estado habituado a ter gasolina ou gasóleo por perto. E nem há o perigo de ficar distraído, já que o lembrete é accionado automaticamente quando a capacidade da bateria desce aos 20%, oferecendo-se imediatamente para mostrar os locais mais próximos para o carregar e adicionar o escolhido ao percurso. Tudo isto ao som de uma esplêndida barra da Harman Kardon e com iluminação interior escolhida entre as cinco que emulam o ambiente da Escandinávia, respirando ar cuja qualidade está sempre a ser medida.
TRANQUILIDADE E SEGURANÇA
Por defeito, contamos com 272 cavalos (existe uma versão, com o sugestivo nome Twin Motor Performance, que tem 428 cv), mas no “original” já estamos a falar em ir dos 0 aos 100 km/h em 5,3 segundos, o que, convenhamos, seria uma maravilha, caso tivéssemos espaço para o fazer no dia-a-dia. Já em termos de autonomia combinada, o “nosso” Single Motor Extended Range também justifica o nome, chegando até aos 476 km, bem acima do Single Motor, a versão mais económica das três, mas que se fica pelos 337 km, o que não sendo mau (são 67,4 km por dia, durante os cinco dias úteis da semana), poderá obrigar a um carregamento pelo meio. Isso já dificilmente acontece se fizermos a mesma conta para o Extended Range, que dá 95,2 km vezes cinco dias. Seja qual for a sua escolha, nada que uma paragem não resolva em 26 minutos, a estimativa de tempo de carregamento rápido para ir dos 10% aos 80% de bateria, o que pode nem se colocar se tiver uma wallbox em casa.
Depois é contar com a tradição Volvo na segurança, seja no próprio apoio à condução ou mesmo em inovações: quando abrir a porta, não se admire se for alertado, caso algo que não viu, como um ciclista, se estiver a aproximar. Ainda podíamos falar sobre muita coisa, após uma semana ao volante do EX30, mas vamos optar por destacar uma possibilidade já conhecida na Volvo e que mesmo assim merece destaque: a condução só com um pedal, ideal para o pára-arranca. Levante o pé do acelerador e vai reduzir instantaneamente a velocidade, travando o automóvel até parar, além de que está também a alimentar a bateria, enquanto dirige de forma relaxada.
No final, é estacionar, com a ajuda das câmaras, que oferecem uma visão aérea panorâmica de 360°, mostrada ao fazer marcha-atrás, junto às imagens frontal e traseira, num único ecrã dividido, dispensando alternar entre vistas. Caso o deseje, desfrute ainda do Park Assist: escolha o lugar de estacionamento e deixe o EX30 tratar do resto.
É fácil perceber porque se tornou no Volvo mais vendido em Portugal, um sucesso mundial e mais um passo a confirmar a visão do plano para se tornar uma marca exclusivamente eléctrica. Experimente e verá.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Automóveis para executivos”, publicado na edição de Novembro (n.º 224) da Executive Digest.














