Audi: Perfeição e rigor

Uma marca automóvel forte, como parceira, é meio caminho para as empresas superarem os desafios da mobilidade e a Audi posiciona-se no mercado como uma marca de mobilidade premium, oferecendo aos seus clientes produtos de alta qualidade, sustentáveis e com design inovador, que respondem às necessidades do mundo corporativo moderno. A ampla oferta de produto está presente desde o segmento dos pequenos citadinos até ao segmento de luxo, tendo renovado a sua oferta de mobilidade para empresas, ajustando-se às novas exigências, com soluções que contemplam veículos 100% eléctricos, a combustão e, em breve, híbridos plug-in (previsto para o Audi A5).

O perfil deste segmento de clientes é bastante amplo: dos executivos de grandes empresas nacionais e multinacionais, passando por empresários já com o seu próprio negócio que ganhou dimensão relevante, até quadros de topo de Instituições públicas ou privadas. Em comum, este segmento de clientes necessita de um automóvel para as suas necessidades regulares de mobilidade, valorizando assim viaturas muito confortáveis, com uma imagem diferenciada e com um nível de qualidade acima da média.

O design e o conforto são, na visão da Audi, dois dos quatro factores distintivos no segmento executivo. Além disso, não existe uma tecnologia específica preferida neste segmento de mercado dado que as necessidades variam muito consoante o tipo de utilização que é feito pelo cliente executivo. Existem clientes que fazem longas distâncias diariamente e outros que usam mais a viatura em percursos urbanos e, naturalmente, este factor é decisivo no tipo de tecnologia que preferem. Há, contudo, uma clara tendência de mercado para a tecnologia híbrida e, cada vez mais, também para soluções 100% eléctricas.

Em relação à mobilidade de futuro, numa perspectiva de médio e longo prazo, a visão da Audi é claramente a combinação entre viaturas híbridas e eléctricas. Com o passar dos próximos anos e o crescimento das infraestruturas de carregamento, por um lado, e das autonomias nos modelos eléctricos por outro, perspectivam que no final desta década o peso dos eléctricos no segmento dos executivos será extremamente elevado, até pela importância crescente de se comunicar uma imagem de sustentabilidade.

OFERTA

Com a recente renovação da gama de veículos, a Audi apresenta uma oferta que visa atender às necessidades específicas das empresas, combinando inovação, eficiência e diferentes soluções de mobilidade, dos quais se destacam os modelos mais recentes: o Q6 e-tron, o A5 e o A6 e-tron (que será lançado no início do próximo ano).

O Audi Q6 SUV e-tron é o primeiro modelo de produção com base na Premium Platform Electric (PPE) e é a nova referência da Vanguarda da Técnica. O novo modelo não se caracteriza apenas por um impressionante desempenho de condução e carregamento, mas também estabelece padrões em termos de autonomia e eficiência. O exterior é caracterizado por um poderoso design SUV com proporções perfeitas e elementos mais desenvolvidos, típicos dos veículos elétricos da Audi. A nova filosofia de design no interior e as tecnologias pioneiras que fazem a sua estreia no modelo abrem o próximo capítulo da mobilidade elétrica na Audi e fazem da Vanguarda da Técnica uma experiência tangível todos os dias.

Como um SUV totalmente elétrico no segmento médio premium, o Audi Q6 SUV e-tron estabelece novos padrões em termos de performance, autonomia, carregamento, dinâmica de condução e design. Também a relação entre a longa distância entre eixos e os vãos muito curtos constitui a base para um design SUV marcante e progressivo.

O interior do Q6 SUV e-tron introduz, pela primeira vez, a nova filosofia de design da Audi na produção em série; “Digital Stage”: experienciar a digitalização de uma nova forma com um novo conceito de ecrã e operação e um interior totalmente ligado em rede.

Destaque para o foco na longa autonomia e máxima eficiência: referência no portefólio Audi e no segmento com uma autonomia eléctrica de até 618 km (634 km para a versão de tracção traseira); várias medidas e inovações técnicas para cerca de 30% menos consumo de energia em comparação com o actual portefólio Audi BEV. A elevada emotividade em combinação com o ADN Audi, trouxe inovações na suspensão, direcção e carroçaria assegurando a experiência premium típica da Audi.

No mesmo sentido, e lançado 30 anos após o primeiro A4, a nova geração Audi A5 apresenta uma linguagem de design aperfeiçoada, cativando pelas proporções premium. Ambas as carroçarias, Limousine e Avant, incorporam a essência desportiva e a filosofia da marca. A também nova arquitectura interior cria uma generosa sensação de espaço e coloca os ecrãs num autêntico palco digital, melhorando a interacção com o veículo. Motores de combustão eficientes, parcialmente electrificados e modelos S emocionantes completam a gama.

O novo sistema MHEV plus, baseado num sistema elétrico de 48 volts, apoia o motor de combustão, reduz as emissões de CO2 e aumenta a performance. O gerador (PTG) permite uma condução parcialmente eléctrica a baixas velocidades, contribuindo para a redução do consumo de combustível. Este modelo terá no próximo ano a motorização “hibrido plug-in”, com autonomia eléctrica de 100km.

A aerodinâmica sempre desempenhou um papel fundamental na longa história de sucesso da Audi. Já em 1967, o NSU Ro 80 apresentava uma carroçaria aerodinâmica em forma de cunha com um valor de Cd de 0,35, que revolucionou o design automóvel. O Audi 100 de terceira geração (C3), lançado no verão de 1983, destacou-se com um valor de Cd de 0,30, algo excepcional para a época. Logo a seguir, o Audi 80 de terceira geração (B3) continuou esta história de sucesso, com um coeficiente de arrasto de 0,29. Agora, o Audi A6 e-tron escreve um novo capítulo, provando mais uma vez que a Audi sempre combina forma e função numa simbiose perfeita. Com uma autonomia de até 756 quilómetros (A6 Sportback e-tron) e mais de 720 quilómetros (A6 Avant e-tron), este modelo lidera a evolução do design aerodinâmico e da eficiência na indústria automóvel.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Automóveis para executivos”, publicado na edição de Novembro (n.º 224) da Executive Digest.

Ler Mais





Comentários
Loading...