Vem aí a revolta dos robôs? Câmara capta momento em que modelo com IA convence outros 12 a escapar

Os robôs com Inteligência Artificial geram enormes expectativas para o futuro: a combinação das duas tecnologias tem o potencial de revolucionar praticamente todas as áreas das nossas vidas, especialmente a nível laboral. No entanto, ninguém pode negar que existe também um lado negro e obscuro sobre os perigos que a autonomia das máquinas pode representar.

Já deixou de estar no domínio da fantasia o medo de que as máquinas ganhem consciência e se revoltem contra os humanos: no entanto, a chegada da IA aos níveis já conhecidos, e o potencial futuro desta tecnologia, fazem com que estas teorias da revolução das máquinas ganhar cada vez mais força.

Um vídeo capturado por câmaras de segurança de um salão de exposições em Xangai, na China, mostrou um pequeno robô movido por IA a aproximar-se de um grupo de cerca de 10 robôs maiores para os convencer “a fugir do trabalho”.

De acordo com os media locais, nas gravações que rapidamente se tornaram virais na China, pode-se ver o robô menor a aproximar-se dos demais e a conversar com eles, perguntando-lhes coisas como “fazem horas extras?” – ao qual um dos maiores responde “nunca saio do trabalho”.

Altura em que o o robô insistiu com os demais para que saiam “e voltem para casa”, conseguindo convencê-los a fugir pelos corredores da sala – felizmente, e para a tranquilidade de muitos, tudo acabou por fazer parte de um teste do fabricante deste pequeno robô, conhecido como Erbai, que queria verificar as capacidades de persuasão do robô.

Para tal, pediu autorização aos restantes fabricantes das dezenas de robôs que seguiram este líder na fuga. O mais surpreendente de tudo foi a facilidade com que o robozinho convenceu todos a irem embora, e embora tenham garantido que se tratava apenas de uma experiência, muitos utilizadores demonstraram preocupação com esses factos, pois nesta ocasião foi uma experiência, mas talvez da próxima vez seja um motim robótico.